ENSINO DE HISTÓRIA E NOVAS ABORDAGENS
DOI:
https://doi.org/10.33837/msj.v1i5.345Palavras-chave:
Ensino de História, atores sociais, educação da atençãoResumo
Esta comunicação procura refletir sobre o processo de construção da Educação História presente nos livros didáticos promovendo uma reflexão acerca do atores sociais envolvidos em processos como da colonização na América Latina e no Brasil, e da forma que estes são abordados dentro do processo de educação. A partir das reflexões de Tim Ingold sobre a Educação da Atenção, traçar-se a diversas configurações de apresentação da forma de ensinar história.
Palavras Chave: Ensino de História, atores sociais, educação da atenção.
Referências
Bittencourt, C. M. (org.)(2002). O saber histórico na sala de aula. 7 ed., São Paulo: Contexto, 2002.
Carvalho, I. C. M.; Steil, C.A. (2013). Percepção e ambiente:: aportes para uma epistemologia ecológica. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. , n. , p.59-79, mar. 2013. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/remea/article/view/3443/2069>. Acesso em: 10 jul. 2016.
Silva, M. A. (1990) Repensando a História.Rio de Janeiro: Marco Zero.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).