The University as an Ecological Territory of the Incoming Student: virtual inclusion during the COVID-19 pandemic
DOI:
https://doi.org/10.33837/msj.v5i2.1564Palavras-chave:
university, territory, student, admission, virtualResumo
Objetiva-se apresentar discussões do território ecológico como projeto de extensão com estudantes ingressantes em universidade pública federal da região sul brasileira na realização de oficinas virtuais em tempos de pandemia. A realização de Oficinas virtuais do projeto IN focada no estudante ingressante (IN) providenciou encontros grupais em temáticas do âmbito universitário. Tensionamos apresentar a experiência do desenvolvimento dos encontros nas oficinas virtuais no cotidiano vivido, considerando território ecológico enquanto cotidiano a ser conhecido e explorado pelos estudantes. O universo ecológico confere à universidade um sentido de relação em nexo intersetorial e participativo nas esferas dinâmicas consideradas como vitais ao desenvolvimento acadêmico e pessoal. Trata-se de um estudo descritivo e qualitativo abrangendo 32 encontros dentre 437 convites virtuais encaminhados, atingindo a adesão de participação voluntária de 62 estudantes ingressos nas Oficinas IN virtuais. Pelo método de análise de conteúdo obteve-se resultados qualitativos dos diários de campo analisados nas oficinas virtuais relativo ao senso de pertencimento, vulnerabilidade, ensino EaD e rede social de suporte. Conclui-se pela relevância das alternativas on-line de contato com estudante INgresso como política pública em Inclusão e Permanência universitária, além de identificar-se enquanto via de acolhimento e prevenção em saúde mental.
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