The University as an Ecological Territory of the Incoming Student: virtual inclusion during the COVID-19 pandemic

Autores

  • Maria Angélica de Moura Bueno Universidade Federal do Paraná
  • Lauren Machado Pinto Universidade Federal do Paraná
  • Maria Rita Assis Cesar Universidade Federal do Paraná
  • Júlio Gomes Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33837/msj.v5i2.1564

Palavras-chave:

university, territory, student, admission, virtual

Resumo

Objetiva-se apresentar discussões do território ecológico como projeto de extensão com estudantes ingressantes em universidade pública federal da região sul brasileira na realização de oficinas virtuais em tempos de pandemia. A realização de Oficinas virtuais do projeto IN focada no estudante ingressante (IN) providenciou encontros grupais em temáticas do âmbito universitário. Tensionamos apresentar a experiência do desenvolvimento dos encontros nas oficinas virtuais no cotidiano vivido, considerando território ecológico enquanto cotidiano a ser conhecido e explorado pelos estudantes. O universo ecológico confere à universidade um sentido de relação em nexo intersetorial e participativo nas esferas dinâmicas consideradas como vitais ao desenvolvimento acadêmico e pessoal. Trata-se de um estudo descritivo e qualitativo abrangendo 32 encontros dentre 437 convites virtuais encaminhados, atingindo a adesão de participação voluntária de 62 estudantes ingressos nas Oficinas IN virtuais. Pelo método de análise de conteúdo obteve-se resultados qualitativos dos diários de campo analisados nas oficinas virtuais relativo ao senso de pertencimento, vulnerabilidade, ensino EaD e rede social de suporte. Conclui-se pela relevância das alternativas on-line de contato com estudante INgresso como política pública em Inclusão e Permanência universitária, além de identificar-se enquanto via de acolhimento e prevenção em saúde mental.

Referências

Alcântara, R. de & Oliveira, A. M. do C. (2018). Epistemologia Qualitativa e o Método Construtivo-Interpretativo: Contribuições à Pesquisa em Educação. Atas CIAIQ2018, Investigação Qualitativa em Educação, Investigación Cualitativa en Educación, Volume 1.

Bueno, M. A. De M., Pinto, L. M., Cesar, M. R. A. & Gomes, J. (2019). Território ecológico do estudante INgresso em universidade pública brasileira. Atas CIAIQ2019; v. 1: Investigação Qualitativa em Educação/Investigación Cualitativa en Educación; ISBN: 978-989-54476-3-3, 932-936, Lisboa, Portugal.

Bueno, M. A. De M., Pinto, L. M., Cesar, M. R. A. & Gomes, J. (2020). Influência da vulnerabilidade emocional na permanência estudantil em uma universidade pública federal; Playlist 9ciaiq2020: https://www.youtube.com/watch?v=JB1s-s8cuw&t=3s

Bueno, M. A. De M., Pinto, L. M., Cesar, M. R. A. & Gomes, J. (2021). Oficina IN virtual com estudantes no ingresso ao ensino superior: espaço dialógico em tempos de pandemia; CIAIQ2021.

Cuesta-Benjumea, C. de la. (2011). La Reflexividad: un asunto crítico en la investigación cualitativa. Departamento de Psicología de la Salud. Universidad de Alicante (España). IV Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa, Fortaleza, Brasil.

Ferrinho, P. (2020). Impacto da pandemia de COVID-19 na vida dos estudantes da NOVA- IHMT. de Higiene e Medicina Tropical, Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

Guatarri, F. (2001). As três Ecologias. Tradução Maria Cristina F. Bittencourt. Campinas: Papirus.

Pazeto, A. E. (2002). Universidade e Diversidade: Descaminhos do modelo universitário brasileiro. RVPAE, 18(1).

Sampaio, H. (2014). Diversidade e Diferenciação no ensino superior no Brasil: Conceitos para discussão. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 29(84): 43-55. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69092014000100003

Saquet, M. A. & Silva, S. S. da. (2008). Milton Santos: concepções de geografia, espaço e territorio. ISSN 1981-9021 - Geo UERJ - Ano 10, v.2, n.18, 2º semestre de 2008. P. 24-42

www.geouerj.uerj.br/ojs

Silva, D. S. da C., Santos, M. B. & Soares, M. J. N. (2020). Impactos causados pela covid-19: um estudo preliminar. Revista brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, 15(4): 128-147.

UNICEF (2020). Salud Mental e Infancia en el escenario de la Covid-19 - Propuestas de UNICEF España.

Downloads

Publicado

2022-08-04

Como Citar

Bueno, M. A. de M., Pinto, L. M., Cesar, M. R. A., & Gomes, J. (2022). The University as an Ecological Territory of the Incoming Student: virtual inclusion during the COVID-19 pandemic. Multi-Science Journal, 5(2), 1–6. https://doi.org/10.33837/msj.v5i2.1564