Análise do perfil dos orientadores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí – 2011 a 2014)
DOI:
https://doi.org/10.33837/msj.v1i4.113Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar o perfil de professores orientadores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí, entre os anos de 2011 e 2014. Para isso, coletou-se dados dos orientadores através da Plataforma Lattes do CNPq. Foram coletadas informações sobre titulação, áreas e linhas de atuação, experiência de orientação, produção cientifica, dentre outros. Na sequência, construiu-se um dendrograma baseado no método de agrupamento de Neighbor Joining, o qual permitiu a identificação de três grupos bem distintos, representativos do perfil de professores orientadores (A, B e C). O grupo A (n=17) compreende aquele em que nenhum professor orientador do PIBIC foi estudante de PIBIC/PIVIC em sua instituição de origem e não possui linhas de pesquisa explicitadas em seu currículo Lattes. O grupo B (n=24), representa o maior percentual de professores que foram estudantes de PIBIC/PIVIC, além de possuírem projetos e áreas de atuação cadastradas no currículo Lattes e serem o grupo com maior número de orientações de estudantes concluídas, assim como maior índice de publicação de resumos nos últimos 4 anos. No entanto, esse grupo compreende a menor porcentagem de professores com doutorado (42%). Já o grupo C (n=26) destaca-se por ter o maior percentual de professores com doutorado, sendo também o grupo que menos orientou estudantes em trabalhos de conclusão de curso e em PIBIC/PIVIC. É possível notar, que este grupo compreende, portanto, professores jovens, recém-doutores, cujas publicações possivelmente sejam resultados de pesquisas de seus estudos em programas de pós-graduação ou de estudos independentes, não vinculados ao PIBIC/PIVIC. Em síntese, pôde-se concluir que o perfil dos orientadores analisados é caracterizado por possuir (1) aproximadamente metade de professores que foram estudantes do PIBIC/PIVIC, (2) projetos cadastrados no Lattes, (3) orientadores-doutores, (4) experiência em orientação de iniciação científica e (5) publicação de pelo menos 5 resumos nos últimos 4 anos. Todavia, apenas 35,9% dos orientadores, possuem pelo menos 5 artigos publicados entre os anos de 2011 a 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).