Para entender o Ofício do Historiador
DOI:
https://doi.org/10.33837/msj.v1i2.105Resumo
Este texto tem vários objetivos, todos eles didáticos. O primeiro, sobretudo, é orientar os alunos egressos do Ensino Médio sobre a profissão do historiador. Tem-se, assim, o objetivo de fazer aqueles alunos que simpatizam com essa disciplina decidirem se querem mesmo seguir essa carreira. Para isso, em primeiro lugar, é preciso entender a função social da História. Em segundo lugar, a formação acadêmica que qualifica e habilita o profissional a exercer a sua função. Por fim, o mercado de trabalho em que ele irá atuar e de onde irá tirar seu sustento. As informações aqui contidas também serão úteis tanto na introdução de um curso de História como em outros cursos ou especialização de humanas, como Sociologia, Filosofia, Antropologia, Teologia e Ciências das Religiões para que os alunos dessas respectivas formações possam conhecer melhor a respeito da área próxima e, assim, aprimorar o trabalho interdisciplinar.Referências
ARÓSTEGUI, Julio. A pesquisa histórica. Teoria e método. Bauru - SP: Edusc, 2006.
AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produção científica. São Paulo: Hagnos, 2002.
BARROS, José D’Assunção. O campo da história: especialidades e abordagens. Petrópolis: Vozes, 2004.
BRAUDEL, Fernand. Reflexões sobre a história. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
CARDOSO, Ciro Flamarion, VAINFAS, Ronaldo. Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
CERTAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL,
DOSSE, François. A história. Bauru: EDUSC, 2003.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2005.
GUAZELLI, César Augusto Barcellos et al. (orgs.). Questões de Teoria e Metodologia da História. Porto Alegre: Ed. Universitária/ UFRGS, 2000.
LE GOFF, J.; NORA, P. História: novos problemas, novos objetos, novas abordagens. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 3 v., 1989.
MATTOSO, José. A escrita da história: teoria e métodos. Lisboa: Editorial Estampa, 1988.
WALL, Cornelis de. Sobre pragmatismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).