As Funções Pedagógicas da Experimentação no Ensino de Química

Auteurs

  • Nicéa Quintino Amauro Universidade Federal de Uberlândia
  • Paulo Vitor Teodoro de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Câmpus Avançado Catalão
  • Rafael Cava Mori Universidade Federal do ABC

DOI :

https://doi.org/10.33837/msj.v1i3.95

Résumé

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que busca investigar o papel da linguagem, como mediação docente, para a aquisição de conhecimentos científicos e a função do experimento no ensino de Ciências. A pesquisa foi iniciada em uma disciplina para formação de professores de Química. No início, o docente inseriu os licenciandos em reflexões sobre a experimentação no ensino de química para fundamentar as discussões e futuras ações na disciplina. Posteriormente, o professor sugeriu aos alunos uma proposta em que eles planejassem e executassem aulas experimentais, baseada nos três aspectos fundamentais de uma atividade experimental, na concepção de Hodson (1985). Os alunos atenderam às expectativas no que se refere a proposta e execução das atividades experimentais e, embora tivemos a execução de aulas simuladas, percebemos que em alguns momentos houve uma aproximação com a realidade do ensino médio, principalmente no embate de ideias entre aluno-aluno e aluno-professor sobre a exploração de conceitos químicos. 

Biographie de l'auteur

Paulo Vitor Teodoro de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Câmpus Avançado Catalão

Professor de Química com ênfase na subárea Ensino de Química.

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Publiée

2018-03-18

Comment citer

Amauro, N. Q., Teodoro de Souza, P. V., & Mori, R. C. (2018). As Funções Pedagógicas da Experimentação no Ensino de Química. Multi-Science Journal, 1(3), 17–23. https://doi.org/10.33837/msj.v1i3.95

Numéro

Rubrique

Technical Communications

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