As ciências humanas são ciências? Sendo ou não, como legitimar pesquisas em educação?
DOI :
https://doi.org/10.33837/msj.v2i1.893Mots-clés :
Legitimação, Ciência. Pesquisas em EducaçãoRésumé
Muitas vezes, pesquisadores das ciências naturais, exatas ou demais outros campos do saber questionam o método de se proceder o fazer científico na educação. Por vezes, há uma falta de consenso acerca dos métodos adotados nas pesquisas em educação que se compraz, em muito, do tratamento qualitativo. Pretende-se dissertar um pouco sobre a maneira como as ciências humanas e sociais podem se configurar estratégias de legitimação dos achados oriundos das pesquisas em educação, sendo ou não considerada ciência segundo a concepção epistemológica da palavra, a partir de esclarecimentos sobre as regras de um ‘jogo’ que possui tal propósito. Afinal, a preparação dos leitores para a correta interpretação dos resultados flexíveis encontrados nesse campo do saber faz-se necessária. Trata-se de um ensaio elaborado a partir de referêncial teórico específico e que cujos resultados defendem a flexibilidade em se fazer e interpretar demais pesquisas em educação.Références
Baumgarten, M. (2009). A Prática Científica da Era do Conhecimento: Metodologia e Transdisciplinaridade. Sociologias. 11 (22): 14-20.
Fourez, G. (1995). A Construção das Ciências: Introdução à Filosofia e à Ética das Ciências. Brasil: Editora Unesp.
Fonseca, M. G., Gontijo, C. H. & Souza, J. C. S. de. (2015). O Tratamento Quantitativo e sua Potencialidade para a Construção de Testes Psicométricos em Pesquisas de Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática. 8 (18): 770-783.
Gatti, B. A. (2007). A Construção da Pesquisa em Educação no Brasil. Brasil: Liberlivro.
Gramsci, A. (1985). Os Intelectuais e a Organização da Cultura. Brasil: Civilização Brasileira.
Günther, H. (2006). Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão Psicologia: Teoria e Pesquisa. 22 (2): 201-210
Japiassu, H. (1978). Nascimento e Morte das Ciências Humanas. Brasil: Editora Francisco Alves.
Kelman, H. C. (1982). Ethical issues in Diferent social Science Methods. In T. L. Beauchamp, R. L., Faden, R. R., Wallace Jr., R. J., Walters, L. (eds.), Ethical Issues in Social Science Research. 40-89. Baltimore: John Hopkins University Press.
Leite, S. B. (1993). Refletindo sobre o Significado do Conhecimento Científico. Em aberto. 12 (58): 23-29.
Sobrinho, J. D. (2014) Universidade e novos modos de produção, circulação e aplicação do conhecimento. Revista da Avaliação da Educação Superior. 19 (3): 643-662.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work.