PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA DE RECICLAGEM DO MUNICÍPIO DE IPAMERI: UM ESTUDO DE CASO
DOI :
https://doi.org/10.33837/msj.v1i3.601Résumé
O tema reciclagem tem sido muito discutido, sobretudo, como alternativa para o reaproveitamento dos resíduos, quando não é mais possível reduzir nem reutilizar. No entanto, do ponto de vista do funcionário, como o tema é percebido dentro de uma empresa de reciclagem. Quais são as reais motivações da empresa, na visão dos seus funcionários? Para investigar tais questões, aplicou-se um questionário objetivo a 43 funcionários de uma empresa de reciclagem localizada na cidade de Ipameri, GO. Dentre os motivos pelos quais os funcionários escolheram trabalhar na empresa, a “falta de opção” foi a alternativa mais escolhida pelos entrevistados (55,8%). As alternativas relacionadas ao interesse pelo trabalho da empresa, à perspectiva de um futuro melhor, ligado ao trabalho da empresa, ou à crença de que é possível mudar a situação ambiental foi escolhida por poucos dos entrevistados. 83,7% deles se sentem contribuinte com o meio ambiente e mais da metade deles reconhece que o trabalho realizado pela empresa contribui para a preservação dos recursos naturais, embora, quase que unanimamente, tenham ressaltado que os interesses econômicos (lucros) dos proprietários da empresa estão embutidos nessa contribuição. Os funcionários, em geral, demonstraram uma percepção da empresa cujas motivações estariam ligadas, sobretudo, a fatores econômicos, já que a reciclagem de resíduos pode ser uma fonte de renda e, consequentemente, mantenedora do capitalismo, sendo a questão ambiental apenas um papel secundário. Percepções como essa suscitam discussões e instigam reflexões acerca do papel das empresas e dos seus funcionários na construção de uma sociedade sustentável.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work.