Unindo ficção à realidade: interação das crianças com o meio ambiente
DOI :
https://doi.org/10.33837/msj.v1i11.560Résumé
A Conservação Ambiental é um tema bastante importante a ser discutido e trabalhado no âmbito escolar. Quando na escola as crianças são auxiliadas e instruídas sobre o que está acontecendo com o meio ambiente (em função de ações antropogênicas), elas se interagem melhor sobre o assunto, e formulam características positivas que irão ajudar em seu próprio futuro e principalmente do planeta, que cada vez mais necessita de pessoas que buscam sua preservação. Com esse intuito, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á docência PIBID/BIO do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, desenvolveram uma atividade no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo em Pires do Rio – GO, voltada para crianças sexto ano do ensino fundamental (faixa etária de 10 a 12 anos). Para isso, foi ulilizado data show em um espaço onde as crianças puderam se sentar e ficar a vontade para assistirem ao filme “Moana”, um filme atrativo, infantile e que contém vertente ambiental. Após o término do filme, foram promovidos vários questionamentos, relacionando aspectos ambientais mostrados no filme com os da realidade, discutindo com as crianças conceitos ambientais, alternativas voltadas para a conservação dos recursos naturais, problemas ambientais, consequências da poluição, dentre outros. Essa atividade teve como finalidade mostrar a capacidade das crianças na interpretação do filme e relacionar aspectos imaginários do mesmo, com os vividos atualmente. Concluímos que as crianças possuem uma enorme capacidade de entendimento em relação á conservação e preservação ambiental, mas que essa capacidade deve ser aprimorada.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work.