Conscientização do bioma Cerrado em um relato de experiência do Pibid Biologia do IF Goiano – Campus Urutaí
DOI :
https://doi.org/10.33837/msj.v1i11.558Résumé
O Cerrado é uma grande formação vegetal brasileira, que apresenta nascentes e uma fauna e flora bem caracterizada e exótica, na qual atualmente, encontra grandes preocupações para sua sobrevivência, Parte dessas preocupações deve-se às ações humanas que vem afetando seriamente o bioma Cerrado. Assim, este trabalho objetivou-se relatar uma experiência vivenciada no âmbito do Subprojeto Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do IF Goiano – Câmpus Urutaí, relacionada ao projeto “Cerrado pede socorro”. O projeto foi baseado em oficinas teóricas, com os estudantes do 1º e 3º anos do ensino médio da escola conveniada ao subprojeto de Ciências Biológicas do PIBID/IF Goiano, Colégio Estadual Professor Ivan Ferreira (CEPIF), Pires do Rio, GO. Durante a atividade foi trabalhado a relevância do Cerrado, tipos de formações presentes, as diferenças e consequências entre as queimadas naturais e as provocadas pelo homem. Foram utilizados data show para que os estudantes pudessem visualizar imagens da biodiversidade do Cerrado e também vídeos de curta metragem. Essa atividade se refere ao projeto “Cerrado pede socorro”, que teve como um de seus objetivos possibilitar aos alunos compreender que o Cerrado possui uma grande riqueza biológica, conscientizando-os da necessidade de preservar sua fauna e flora. Concluímos que o projeto “Cerrado pede socorro” alertou os estudantes do CEPIF, de um modo mais prático e dinâmico, sobre a importância do bioma Cerrado, promovendo reflexões sobre a necessidade de conservação do mesmo.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work.