Os estudos toponímicos: considerações acerca da relação língua, cultura e identidade

Auteurs

  • Cleber Cezar da Silva Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
  • Kênia Mara de Freitas Siqueira Universidade Estadual de Goiás

DOI :

https://doi.org/10.33837/msj.v1i4.189

Mots-clés :

Língua. Linguagem. Cultura. Identidade. Estudo toponímico.

Résumé

Este artigo tem como objetivo discutir, de maneira geral, como os estudos toponímicos se encontram ligados à cultura, à história e ao espaço físico de uma dada comunidade. A metodologia consiste do levantamento e da revisão dos pressupostos teóricos que vêm fundamentando as análises linguísticas dos designativos de lugares. A revisão dos conceitos perpassa os termo “língua e linguagem” em Saussure e em Sapir (1980), incursiona pela crítica desses conceitos em Bakhtin (2010). Em relação aos conceitos de cultura e de identidade, busca-se a fundamentação em Bosi (1987, 1995), Castell (2000), Silva (2000) e Hall (2004). Para aportes teóricos toponímicos, como já se tornou consensual, parte-se de Dick (1990, 1992), Isquerdo (1997, 2012), Andrade (2010) e Siqueira (2012), para mostrar a inter-relação (inerente), de um topônimo com um conjunto “línguo cultural” de fatores que torna um nome comum em próprio por processos deliberados e motivados culturalmente que culminam na escolha, nunca aleatória, de um locativo específico (e não outro) para um lugar também específico.

Biographie de l'auteur

Cleber Cezar da Silva, Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí

Mestrando em Estudos da Linguagem, UFG/Regional Catalão (2015), possui graduação em Letras (Português/ Inglês) UEG (2003) e Letras (Português/Espanhol) UNIP (2014). Especilaização em Psicopedagogia (2005) - UEG - Unidade Universitária de Pires do Rio - Goiás, Especialização em LInguística Aplicada: Ensino-Aprendizagem em Línguas Estrangeiras (2010) - Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professor no Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí. Membro da ALAB (Associação de Linguística Aplicada do Brasil). Com experiência em Ensino Superior junto a Universidade Estadual de Goiás, Pós-graduação nível especialização junto a Faculdade Noroeste - FAN, e na educação básica e função de Gestor Educacional junto a SEE/GO. Atuando na área de Letras e Linguística, com ênfase em Línguas e Literaturas, com os seguintes temas: variedade, domínio, educação, inclusão, ensino de LE e prática pedagógica, léxico e toponímia.

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Publiée

2018-03-18

Comment citer

da Silva, C. C., & Siqueira, K. M. de F. (2018). Os estudos toponímicos: considerações acerca da relação língua, cultura e identidade. Multi-Science Journal, 1(4), 57–61. https://doi.org/10.33837/msj.v1i4.189

Numéro

Rubrique

Technical Communications