Jovens estudantes do campo, histórias em quadrinhos e consciência histórica

Auteurs

  • Luiz Everson da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Adriana Lucinda de Oliveira Universidade Federal do Paraná
  • Éder Dias do Nascimento Seed - Paraná

DOI :

https://doi.org/10.33837/msj.v1i6.184

Résumé

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com uma turma de primeiro ano do ensino médio de uma escola do campo da rede pública do estado do Paraná. O objetivo foi observar como esses estudantes dialogam com as representações sociais sobre a juventude rural e o campo a partir de uma história em quadrinhos específica de Chico Bento. Nesse quadro, tendo como referência a produção teórica sobre consciência histórica de Jörn Rüsen; a relação entre sujeito e representações, foi interpelada como resultante das operações da consciência histórica, como coeficiente que permite aos indivíduos interpretar o mundo e a si mesmo, configurando parâmetros orientadores da vida prática no tempo. Nesse contexto, as interpretações dos estudantes foram compreendidas como especificidades do espaço no qual estão inseridos. Os resultados da pesquisa permitem compreender os distanciamentos, aproximações e diálogos do grupo pesquisado com os argumentos apresentados por Maurício de Souza Produções

Bibliographies de l'auteur

Luiz Everson da Silva, Universidade Federal do Paraná

Graduado em química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB, professor da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral. Possui mestrado em química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB, Doutorado em química pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Adriana Lucinda de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Graduada em serviço social pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, professora da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral. Possui mestrado em desenvolvimento sustentável pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB, mestrado em serviço social  pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, doutora em politicas publicas. Atua na pesquisa sobre juventude e mercado de trabalho.

Éder Dias do Nascimento, Seed - Paraná

Graduado em historia pela Universidade Estadual do Centro-oeste – UNICENTRO. Professor efetivo da secretária de estado da educação do Paraná. Especialista em educação do campo pela Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral

Références

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Publiée

2017-07-24

Comment citer

da Silva, L. E., de Oliveira, A. L., & do Nascimento, Éder D. (2017). Jovens estudantes do campo, histórias em quadrinhos e consciência histórica. Multi-Science Journal, 1(6), 17–27. https://doi.org/10.33837/msj.v1i6.184

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