A HISTÓRIA DO POVO KALUNGA: EDUCAÇÃO E MEMÓRIA COMO MECANISMO DE RESISTÊNCIA.

Auteurs

  • Fernando da Rocha Rodrigues Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí
  • Fernanda da Silva Aquino Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí

DOI :

https://doi.org/10.33837/msj.v7i1.1638

Mots-clés :

Povo Kalunga; Cultura e Memória; Educação.

Résumé

     Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a história do povo Kalunga da fazenda Riachão do município de Monte Alegre de Goiás, e estabelecer uma reflexão sobre a importância, de seu povo, sua cultura, da memória, das histórias contadas na escola como mecanismo de manutenção da cultura local demonstrando a importância da escrita e da memória como ferramenta contra o esquecimento. O trabalho foi realizado mediante revisão bibliográfica e a observação participante na própria comunidade bem como nas escolas locais. Evidencia-se que a história do povo Kalunga se deu com o processo histórico a mais de duzentos anos, sendo um povo descendente de negros que foram escravizados. Eles vivem no maior território do Brasil, na chapada dos veadeiros.  Nesse contexto o objetivo é retratar a história de um povo de muitas lutas, tradições, desafios, e superações, que possui identidade própria, com saberes e fazeres, na tradição cultural, crenças e outros que passados de geração em geração. Nesse sentido, a metodologia será a observação participante do processo educacional no que tange ao processo de reconstrução da memória bem como a sugestão de inserção nas disciplinas específicas do cuidado com as memórias locais, tanto a memória individual quanto a coletiva como ferramenta educacional contra a morte (esquecimento).

Références

Brazil. (2003). Decree No. 4,887, of November 20, 2003. Provides for the procedure for identification, recognition, delimitation, demarcation and titling of lands occupied by remnants of quilombo communities. Official Gazette of the Union. Recovered from http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2003/D4887.htm

Kalunga II Quilombola State College. (2023). Pedagogical Political Plan (PPP): Kalunga II Quilombola State School - Headquarters and Extensions: Bom Jardim, Tinguizal, Barra, Areia, Saco Grande, São Pedro, Carolina and Sucuri. Monte Alegre de Goiás.

Fernandes, D. S. (2023). Interview about the resistance of cultural traditions. In Field Notebook 01 (p. 15).

Gil, A. C. (2002). How to Develop Research Projects (4th ed.). São Paulo: Atlas.

Goias. Law No. 11,409, of January 21, 1991. Provides for the historical site and cultural heritage that it specifies. Goiânia, GO: Civil Office of the Governorate. Available in https://legisla.casacivil.go.gov.br/api/v2/pesquisa/legislacoes/84176/pdf

Halbwachs, M. (2006). The collective memory. São Paulo: Vértice.

Lima, L. N. M. (2013). The constitution of an identity territory for the guarantee of land rights: the Kalunga Historical Site and Cultural Heritage. Soc. & Nat., Uberlândia, 25(3), 503-512.

Maia, C. L. (2022). Social movements in the countryside: land and territorialities. In A. F. Vigário, B. G. Borges, & W. Faleiro (Orgs.), Lato Sensu Post-graduation in Rural Education. Goiânia: Kelps.

Morgado, A. C. (2014). The multiple conceptions of culture. Multiple Perspectives in Information Science, 4(1), 22.

Nunes, G. H. L. (2006). Quilombola Education. In Ministério da Educação/Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Org.), Guidelines and actions for the Education of Ethnic-Racial Relations. Brasília: SECAD.

Reis, W. P. (2022). Inventory of cultural heritage; study of the Kalunga Riachão Community - Monte Alegre - GO. Arraias- TO.

Rodrigues, D. (2017). Cultural Heritage, Social Memory and Identity: interconnections between concepts. Revista Letras Escrita, 7(4), 337-361. Latindex indexing. Qualis-Capes B2.

Rodrigues, F. R. (2022). The feast and the Saint: religious and festive ritual in the municipality of Aurilândia, Goiás (1st ed.). Curitiba: Appris.

Rosa, P. S. (2023). Interview on the future of cultural traditions. In Field Notebook 01 (p. 18).

Department of Education of the State of Goiás. (2016, June 1). SEDUC project: Ciranda da Arte seeks to rescue Kalunga art.

Silva, L. I. L. da. (2003). Presidency of the Republic, Chief of Staff, Deputy Chief of Staff for Legal Affairs. Decree No. 4,887, of November 20, 2003. Brasilia, November 20, 2003; 182nd anniversary of Independence and 115th anniversary of the Republic.

Souza, L. F. (2014). Literacy and life history: the memories of Procopia dos Santos Rosa from the Kalunga-Riachão Monte Alegre Community – GO. Planaltina – DF.

Téléchargements

Publiée

2024-08-28

Comment citer

Rodrigues, F. da R., & Aquino, F. da S. (2024). A HISTÓRIA DO POVO KALUNGA: EDUCAÇÃO E MEMÓRIA COMO MECANISMO DE RESISTÊNCIA. Multi-Science Journal, 7(1), 6–15. https://doi.org/10.33837/msj.v7i1.1638

Numéro

Rubrique

Human and Social Sciences