BINGO QUÍMICO E HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA ABORDAGEM DE CONCEITOS RELACIONADOS A SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS: UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM À LUZ DO REFERENCIAL PIAGETIANO

Autores/as

  • Felipe Augusto de Mello Rezende

DOI:

https://doi.org/10.33837/msj.v1i12.581

Palabras clave:

Jogo, Atividade Lúdica, Ensino e Aprendizagem, Referencial Teórico/Epistemológico.

Resumen

Desde a Grécia e Roma antigas tem-se discutido sobre a importância dos jogos na formação das crianças, contudo, analisando o contexto educacional brasileiro, percebe-se que pouco caminhou-se acerca do lúdico enquanto metodologia de ensino. Os jogos utilizados no ensino de Química ainda necessitam de um referencial teórico/epistemológico, pois a forma com que os pesquisadores se apropriam dessa metodologia de ensino, pouco tem contribuído para a aprendizagem dos alunos. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo propor um jogo e uma atividade lúdica aliados ao referencial epistemológico Piagetiano, como metodologia de ensino e aprendizagem, partindo do que os alunos já conhecem acerca do conteúdo de Substâncias Químicas, para posteriormente analisar se o jogo aliado à Teoria da Equilibração de Jean Piaget contribuiu para a aprendizagem dos alunos. A pesquisa foi realizada com uma turma da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública, por meio de métodos qualitativos, que foram utilizados para compreender a realidade estudada. Os resultados evidenciaram a importância do lúdico enquanto metodologia de ensino e aprendizagem, pois o fato da referida metodologia ter sido utilizada a partir de um referencial teórico/epistemológico, possibilitou identificar tanto o que os alunos já haviam aprendido sobre o conteúdo abordado (assimilado), quanto ensinar novos conceitos, ou seja, a atividade atingiu o público como um todo, conseguindo suprir as lacunas identificadas nas aulas expositivas. Além dos aspectos descritos, as atividades deram significação ao ensino de Química, pelo fato da proposta contextualizar os conceitos Químicos com o cotidiano dos alunos, ressaltando a importância da Química em nosso dia a dia.

Biografía del autor/a

Felipe Augusto de Mello Rezende

Possui Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Urutaí, e mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química. Trabalha com Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química.

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Publicado

2018-05-01

Cómo citar

Rezende, F. A. de M. (2018). BINGO QUÍMICO E HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA ABORDAGEM DE CONCEITOS RELACIONADOS A SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS: UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM À LUZ DO REFERENCIAL PIAGETIANO. Multi-Science Journal, 1(12), 41–46. https://doi.org/10.33837/msj.v1i12.581

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