Vendas: uma experiência extraclasse com a modelagem matemática
DOI:
https://doi.org/10.33837/msj.v1i11.566Resumen
Perceber o sentido e a utilidade dos conhecimentos matemáticos ensinados em sala de aula é um processo que envolve a capacidade de abstração e aplicação de cada aluno. Essa percepção é essencial para a formação de um cidadão capaz de agir e utilizar o conhecimento científico para transformar a sociedade, podendo ser facilitada através de recursos metodológicos como a modelagem matemática. A modelagem consiste no estudo de situações-problemas reais, ou simuladas, utilizando estruturas matemáticas previamente existentes no aluno, conduzindo-o à compreensão do fenômeno estudado. Com isso, este trabalho foi desenvolvido por alunos licenciandos em matemática do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí, objetivando relatar a experiência e apresentar resultados de uma atividade extraclasse envolvendo a modelagem matemática. Para tal foi proposto o projeto de uma barraca de vendas durante um evento esportivo do próprio campus, associando o aprendizado com ações em prol da formatura. Instigados pela docente, os alunos passaram a perceber o processo de organização da formatura como uma atividade em que era necessário um alto nível de controle, gestão e planejamento matemático. Após a escolha do tema e os dados para execução do trabalho de campo, deparamos com o problema da falta de capital, conflitos pessoais e tipos de alimentos a serem oferecidos. Na busca por determinar um modelo que fosse o ideal para a barraquinha de vendas da matemática, passamos por inúmeras fases e descobrimentos. Em todas as etapas, os debates tiveram uma grande importância para os acadêmicos, uma vez que destacou as qualidades do trabalho em equipe, e os conflitos serviram para o crescimento e amadurecimento da turma. Utilizar eventos da instituição ou da comunidade para ensinar matemática para os alunos é uma forma de contextualizar a matemática vista como chata e isolada. Os lucros obtidos com as vendas não atingiram as expectativas previstas, mas mostrou as potencialidades em aprender fora de sala de aula, proporcionando ao aluno ir além de simplesmente assimilar conteúdos e proporcionando aos licenciandos uma formação crítica e um novo olhar sobre como fazer matemática.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work.