ABORDAGEM DOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA SOBRE DROGAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A PREVENÇÃO AO USO?

Autores/as

  • Diêgo Alberto Teodoro Instituto Federal Goiano. Mestrando em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado.
  • Elisângela de Sousa Gregório Instituto Federal Goiano. Mestranda em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado.
  • Guilherme Malafaia
  • Edson Olivari de Castro UNESP Bauru
  • André Luis da Silva Castro Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí http://orcid.org/0000-0001-9455-1169

DOI:

https://doi.org/10.33837/msj.v1i9.441

Palabras clave:

Drogas psicotrópicas. Uso e abuso. Educação para a saúde. Livros didáticos.

Resumen

O uso e abuso de drogas causam prejuízos à sociedade e a abordagem educativa pode ser um fator de prevenção. Uma vez que o tema drogas é abordado em Biologia, no Ensino Médio, os livros didáticos são úteis na contribuição à prevenção ao uso de drogas. Assim, nosso objetivo foi avaliar as informações sobre drogas dos livros didáticos de Biologia. Foram avaliados 24 livros de Biologia do Plano Nacional do Livro Didático do Ensino Médio. A maioria dos livros aborda-o em citações isoladas e fragmentadas, com maior ênfase às drogas lícitas, e sem associação dos conteúdos com a prevenção ao uso e abuso. Conclui-se que os livros de Biologia apresentam informações sobre drogas pouco abrangentes e descontextualizadas em relação a questões como a saúde, cultura, mídia, indicando a necessidade de reformulação, visando propiciar a professores e estudantes informações de qualidade e efetivas na prevenção ao uso e abuso de drogas.

Biografía del autor/a

Edson Olivari de Castro, UNESP Bauru

Doutor em Psicologia Clínica, Docente do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da UNESP

André Luis da Silva Castro, Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí

Licenciado em Ciências Biológicas pela UNESP São José do Rio Preto, mestre e doutor em Aquicultura pela UNESP Jaboticabal. É professor efetivo do Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí e Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da mesma instituição. É tutor e bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC-SESu). Foi coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa do IF Goiano e do curso de Licenciatura de Ciências Biológicas do IF Goiano - Câmpus Urutaí. Coordena e participa de projetos de ensino, pesquisa e extensão financiados pelo CNPq, CAPES, MEC e FAPEG. Atua em projetos de pesquisa relacionados à Zoologia Aplicada, Comportamento Animal e temas educacionais ligados à Biologia.

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Publicado

2018-03-21

Cómo citar

Teodoro, D. A., Gregório, E. de S., Malafaia, G., Castro, E. O. de, & Castro, A. L. da S. (2018). ABORDAGEM DOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA SOBRE DROGAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A PREVENÇÃO AO USO?. Multi-Science Journal, 1(9), 33–40. https://doi.org/10.33837/msj.v1i9.441

Número

Sección

Technical Communications

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