CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA HOMOFOBIA NA ESCOLA: uma revisão bibliográfica

Autores/as

  • Rafael Porto Vieira Universidade Estácio de Sá.
  • Sandra Regina Marcolino Gherardi Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí.
  • Mirlene Fátima Simões Wexell Severo Universidade Estácio de Sá.

DOI:

https://doi.org/10.33837/msj.v1i10.381

Palabras clave:

Escola, Homofobia, LGBT, Preconceito.

Resumen

A homofobia é o medo, aversão, antipatia, desprezo e preconceito em relação a pessoas homossexuais, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros. Diante do contexto, o objetivo do presente artigo foi identificar as principais causas e consequências da homofobia na escola, e também, conceituar seus principais eixos temáticos. Este estudo utilizou como método a revisão bibliográfica, onde por princípio foi realizada uma busca minuciosa dos principais livros que tratavam da homofobia na escola e dos principais eixos temáticos, e posteriormente, foi realizada a busca de publicações indexadas na plataforma Google Acadêmico, provenientes do ano de 2016 e que possuíssem relação com o tema em questão. O corpus de análise foi composto por 19 artigos, que tiveram seus resumos e conclusões analisados sistematicamente. Eram integralmente brasileiros, redigidos em português e majoritariamente resultantes dos estados de São Paulo (21,05%) e Bahia (21,05%). Foram identificados 10 periódicos com destaque para a revista: FAEEBA, que foi responsável por 30,76% das produções acerca do assunto analisado. E por fim foi possível dividir os resultados em duas categorias temáticas, a primeira disse respeito às causas encontradas pelos pesquisadores e a segunda referia-se às publicações que abordavam as consequências da homofobia no ambiente educacional. A partir do conjunto desta pesquisa foi possível confirmar a existência de causas e consequências para a homofobia no ambiente educacional, deixando clara a necessidade ímpar de mais pesquisa relacionada a esta temática. Além disso, este trabalho proporcionou uma complementação pedagógica em diversidade sexual.

Biografía del autor/a

Rafael Porto Vieira, Universidade Estácio de Sá.

Acadêmico do curso de Licenciatura em Sociologia da UNIP - Universidade Paulista, possui graduação em Tecnologia em Alimentos pelo Instituto Federal Goiano - campus Urutaí (2013), é especialista em Docência Universitária pela UniEvangélica - Centro Universitário de Anápolis (2015) e também especialista em Sociologia pela UNESA - Universidade Estácio de Sá (2017). Tem rica experiência nas áreas de Educação e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: tradução textual (Inglês/Português e Português/Inglês), conversação, gênero, sexualidade e diversidade sexual. Também possui experiência nas áreas de Ciência e Tecnologia de Alimentos (métodos de conservação de alimentos; tecnologia de leite e derivados; tecnologia da panificação).

Sandra Regina Marcolino Gherardi, Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí.

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em ciência animal pela Universidade Federal de Goiás, com área de concentração em sanidade animal, higiene e tecnologia de alimentos (2014). Atualmente é professor de ensino técnico e tecnológico e PROEJA do Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Produtos de Origem Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: Ciência e tecnologia de carnes, Qualidade físico química e propriedades funcionais de ovos, Controle de qualidade microbiológico de alimentos e Desenvolvimentos de novos produtos.

Mirlene Fátima Simões Wexell Severo, Universidade Estácio de Sá.

Possui graduação em Ciências Sociais (2001) pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara, Mestrado (2006) e Doutorado (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara. É docente do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Sociologia da Universidade Estácio de Sá e da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Docente da Graduação do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, onde orienta iniciação científica. Docente da Graduação da Faculdade Anhanguera/Kroton. Coordenou a pesquisa Políticas Públicas para as Mulheres: a experiência do Brasil na promoção da equidade no universo do trabalho (2013-2015) realizado pela Federação Democrática Internacional de Mulheres - FDIM, e a Secretaria de Política para as Mulheres da Presidência da República - SPM/PR. Coordenou o Grupo Temático Sociologia e Juventudes: questões e estudos contemporâneos (2015-2016), e o Fórum Direitos Humanos e Sociedade: retratos dos jovens em distintos contextos (2017-2018) da Sociedade Brasileira de Sociologia - SBS. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Processos de Construção de Realidades: Direitos Humanos, Arte e Memória, vinculado ao Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e é vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Segurança Urbana, Juventude e Prevenção de Delitos vinculado a UNESP de Araraquara. Atua nos seguintes temas de pesquisa: movimentos sociais de jovens no Brasil e na América Latina, direitos humanos dos jovens e mulheres jovens.

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Publicado

2018-05-01

Cómo citar

Porto Vieira, R., Marcolino Gherardi, S. R., & Simões Wexell Severo, M. F. (2018). CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA HOMOFOBIA NA ESCOLA: uma revisão bibliográfica. Multi-Science Journal, 1(10), 69–77. https://doi.org/10.33837/msj.v1i10.381

Número

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