Discussões acerca das formas de atualização de professores de química do Ensino Médio

Autores/as

  • Erik Ceschini Panighel Benedicto UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
  • Paulo Ricardo Lopes Silva Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.33837/msj.v1i13.372

Resumen

Diversos autores têm dirigido sua atenção à formação continuada de licenciados, uma vez que a escola tem se mostrado um espaço de mudanças, exigindo um profissional cada vez mais adequado a realidade. Dessa forma, este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa que buscou compreender qual a importância, que professores de química do Ensino Médio, conferem a atualização, e de que maneira realizam-na. Para isso, analisaram-se questionários respondidos por dois grupos de professores de química do Ensino Médio, um constituído por formados em cursos de bacharel com um ano de complementação pedagógica e o outro de professores formados em cursos específicos em licenciatura em Química.  As análises indicam que há algumas diferenças entre as visões dos dois grupos, mas ainda sim, todos os professores consideram a atualização importante para aperfeiçoamento da prática profissional, sendo que esta ocorre principalmente por cursos, internet e revistas de divulgação científica. Porém, a falta de tempo, dinheiro e incentivo foram considerados os principais obstáculos nesta busca pela atualização.

Biografía del autor/a

Erik Ceschini Panighel Benedicto, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

DOcente do Instituto Federal de São Paulo, campus de Itaquaquecetuba. Mestre, Bacharel e Licenciado eProfessor de química com experiência desde o Ensino Fundamental até Superior. Doutorando em Educação para Ciência com interesse em questões interdisciplinares.

Paulo Ricardo Lopes Silva, Universidade Federal de São Carlos

Formado em Tecnico em Mecatrônica pelo Centro Paula Souza Licenciado em Química pela UFSCar, atuando na área de ensino de Química e Matemática, atualmente professor de Matemática no Colégio Bassano Vaccarini

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Publicado

2018-09-24

Cómo citar

Ceschini Panighel Benedicto, E., & Silva, P. R. L. (2018). Discussões acerca das formas de atualização de professores de química do Ensino Médio. Multi-Science Journal, 1(13), 282–287. https://doi.org/10.33837/msj.v1i13.372

Número

Sección

Technical Communications