ERGONOMIA E USO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO NOS POSTOS DE TRABALHO DE VEÍCULOS DE TRANSPORTE AGRÍCOLA
DOI:
https://doi.org/10.33837/msj.v1i5.340Palavras-chave:
motorista, EPI, segurança no trabalho.Resumo
Em transportes agrícolas, o caminhão é um dos veículos mais utilizados, destacando-se no transporte de máquinas, animais, insumos e demais produtos agrícolas. Considerando a necessidade de estudos ergonômicos nesta área, este trabalho visa avaliar a adequação e adaptação quanto ao uso de equipamentos de proteção individual (EPI´s) e também a ergonomia dos postos de trabalho do cargo de motorista no setor sucroenergético. Foi realizado por meio de questionário em uma usina canavieira no noroeste do estado do Paraná. Foram entrevistados 60 motoristas e avaliaram-se 135 caminhões, levantando-se o perfil dos motoristas, as condições de trabalho, saúde, treinamento, segurança no trabalho, bem como, nos veículos, o ano de fabricação, situação de conservação do banco do motorista, cinto de segurança, e também quanto ao uso dos EPI’s pelos motoristas. Os postos de trabalho dos motoristas (cabine) possuem partes desgastadas, falhas nas regulagens dos bancos, cintos de segurança, pedais e volante com desgastes nas regulagens, demonstrando que não estão recebendo manutenção corretiva. Os colaboradores não estão recebendo treinamento sobre o uso dos EPI’s e ginástica laboral, algo que maximizaria o desempenho e saúde ao efetuar a função, reduzindo faltas devido à atestados médicos para correção de danos a saúde dos mesmos colaboradores. É necessário aprimorar e atualizar conhecimentos técnicos tanto dos operadores quanto dos responsáveis pela manutenção, pois em algumas avaliações perceberam-se erros na execução de operação em parte do processo e uso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).