Comparação dos métodos de seleção do arcabouço JGAP na solução do problema de alocação de horário

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33837/msj.v1i6.337

Palabras clave:

Algoritmos Genéticos, Métodos de Seleção, Alocação de Horário

Resumen

Este artigo, descreve uma comparação dos métodos de seleção disponíveis no arcabouço JGAP. Para isso, utilizamos um algoritmo genético híbrido na solução de alocação de horário de uma instituição federal de ensino. O problema de alocação de horário escolar consiste na associação de aulas aos professores de forma a atender os requisitos coletados. O algoritmo genético híbrido proposto incluí uma camada de reparação após a operação de mutação. O objetivo é descobrir se o método de seleção roleta viciada tem vantagens em relação aos outros métodos.

Biografía del autor/a

Norton Coelho Guimarães, IF Goiano

Mestre em Ciência da Computação pela UFG/INF (2015), especialista em Orientação a Objetos e Internet pela Faculdade Anhanguera - GO (2007) e graduado em Análise de Sistemas pela UNIVERSO campus Goiânia (2000). Desde 2009, docente no IF Goiano, na área de Ciência da Computação, com atuação no ensino, pesquisa e extensão.

Citas

ABDULLAH, S. H. T. Generating university course timetable using genetic algorithms and local search. International Conference on Convergence and Hybrid Information Technology, 2008.

AGHAGOLZADEH, S. M. V. A. Using a genetic algorithm optimizer tool to solve university timetable scheduling problem. 9th International Symposium on Signal Processing and Its Applications, 2007.

BURKE, E., PETROVIC, S.; QU, R. Case-based heuristic selection for timetabling problems. Journal of Scheduling, 9:115–132, 2006.

COELHO, A. M.; de SOUZA, S. R. Um algoritmo híbrido baseado em algoritmos miméticos e reconexão por caminhos para resolução do problema de horário escolar. In Anais do XXXVIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2006.

COLORNI, A.; DORIGO, M.; MANIEZOO, V. Metaheuristics for high school timetabling. Computational Optimization and Applications, 9:275–298, 1998.

HOLLAND, J. H. Adaptation in Natural and Artificial Systems: An Introductory Analysis with Applications to Biology, Control and Artificial Intelligence. MIT Press, Cambridge, MA, USA, 1992.

JAT, S. N.; YANG, S. A hybrid genetic algorithm and tabu search approach for post enrolment course timetabling. J. Scheduling, 14(6):617–637, 2011.

LINDER, R. Algoritmos Genéticos. Brasport, 2ª edição, 2008.

NUNES, R. d. S.; GUIMARAES, N. C.; CARVALHO, C. L. d. Planejamento de grade de horário em uma universidade brasileira usando algoritmos genéticos. In Proceedings of the X Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC), Fortaleza-CE, Brazil, 2013.

RAGHAVJEE, Rushil; PILLAY, N. (2010). An informed genetic algorithm for the high school timetabling problem. In Proceedings of the 2010 Annual Research Conference of the South African Institute of Computer Scientists and Information Technologists, SAICSIT ’10, pág. 408–412, New York, NY, USA. ACM, 2013.

ROTSTAN, K. M. N. Java Genetic Algorithms Package, 2012. http://jgap. sourceforge.net/, último acesso em abril de 2014.

SOARES, H. C. d. A. Um estudo sobre o problema de alocação. Dissertação de Mestrado em Tecnologia, UNIFESP, São José dos Campos/SP, 2011.

SOUZA, M. J. F. Programação de Horários em Escolas: Uma Aproximação por Metaheurısticas. Tese de Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação, Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE, Rio de Janeiro, Brasil, 2000.

TARTAGLIA, M.; dos SANTOS, L. M. R.; ROQUE, I. C. Um modelo matemático de programação linear inteira para a alocação de horários na escola estadual Effie Rolfs. In VIII SEAPRO - Simpósio Acadêmico de Engenharia de Produção. Universidade Federal de Viçosa, 2013.

Publicado

2017-07-24

Cómo citar

Guimarães, N. C. (2017). Comparação dos métodos de seleção do arcabouço JGAP na solução do problema de alocação de horário. Multi-Science Journal, 1(6), 37–40. https://doi.org/10.33837/msj.v1i6.337

Número

Sección

Technical Communications

Artículos más leídos del mismo autor/a