DA EXCLUSÃO A INVISIBILIDADE: A EDUCAÇÃO DOS NEGROS GOIANOS 1830-1930.

Authors

  • CRISTIANE Maria RIBEIRO Instituto Federal Goiano

DOI:

https://doi.org/10.33837/msj.v1i13.658

Keywords:

negros - educação - Goiás

Abstract

O objetivo da pesquisa foi identificar o projeto político educacional da população negra goiana no período de 1830-1930.  Os dados são oriundos de três fontes principais, a legislação educacional do período, o jornal Correio Official de Goyaz, periódico de maior circulação na época e dos relatórios dos presidentes da província. Os dados explicitam  que estiveram dispostos nas páginas do jornal discursos e atos governamentais e na própria legislação educacional ações que sinalizaram um “projeto educacional” para a população negra. Entre elas é possível mencionar: debates sobre a falta de instituições que abrigassem filhos de escravas; apontamentos sobre as dificuldades práticas para a efetivação da educação dessa população; atos de incentivo fiscal para os benfeitores das instituições destinadas a educação dos ingênuos, e atos de autorização e criação dessas instituições e

algumas esparsas ações nesse sentido. Por outro lado, mostraram uma completa ausência de preocupação com a educação no período pós-abolição.

Author Biography

CRISTIANE Maria RIBEIRO, Instituto Federal Goiano

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Published

2018-11-11

How to Cite

RIBEIRO, C. M. (2018). DA EXCLUSÃO A INVISIBILIDADE: A EDUCAÇÃO DOS NEGROS GOIANOS 1830-1930. Multi-Science Journal, 1(13), 365–373. https://doi.org/10.33837/msj.v1i13.658

Issue

Section

Technical Communications