O Ensino de Química através de Histórias e Quadrinhos
DOI:
https://doi.org/10.33837/msj.v1i11.567Abstract
A aprendizagem de química deve possibilitar aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada e para isso‚ as contextualizações dos conteúdos são de extrema importância‚ como fator motivacional e para a construção do conhecimento de uma forma holística. Sendo assim‚ nas aulas de química‚ ou de qualquer outra disciplina‚ podem e devem ser aplicados estratégias ou métodos alternativos às aulas expositivas tradicionais‚ com vistas a despertar no educando o interesse ou a vontade de aprender o que é proposto em sala de aula. Isso inclui experimentos‚ aulas de campo‚ jogos‚ brincadeiras‚ etc. Portanto‚ deve ser preocupação constante do professor descobrir recursos para despertar no discente o desejo de aprender e fazê-lo compreender a importância de estudar aquilo que está proposto no currículo Utilizou-se o método de pesquisa-ação que é desenvolvido por meio de observações diretas e indiretas das atividades aplicadas para o grupo estudado e a pesquisa bibliográfica como fundamentação teórica. No desenvolvimento do conteúdo em sala de aula foi aplicado um pré-questionário com o intuito de analisar os conceitos que os alunos já tinham em mente em relação a fenômenos físicos e químicos e termoquímica. Logo após o pré-questionário, toda a temática do conteúdo em questão foi revisada, com isto foi possível sanar possíveis dúvidas que ainda restavam sobre o mesmo conteúdo perante aos alunos. Ao final responderam novamente o mesmo questionário, sendo ele agora chamado de pós-questionário. Então foi possível concluir que ao lerem o gibi e ao tirarem suas dúvidas, os alunos obtiveram um aprendizado maior. Pode-se observar a importância da experimentação na ciência, levam a três tipos básicos de resposta: as de cunho epistemológico, que assumem que a experimentação serve para comprovar a teoria, revelando a visão tradicional de ciências; as de cunho cognitivo, que supõem que as atividades experimentais podem facilitar a compreensão do conteúdo; e as de cunho moto-vocacional, que acreditam que as aulas práticas ajudam a despertar a curiosidade ou o interesse pelo estudo da química. Este trabalho teve como objetivo principal analisar as contribuições do gênero Histórias em Quadrinhos para o Ensino de Ciências mais especificamente para o estudo de Química.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work.