PESQUE-E-SOLTE: PRÁTICAS PARA REDUÇÃO DOS DANOS NOS PEIXES PESCADOS

Autores

  • Caroliny Fatima Chaves Paixão Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde

Resumo

A prática do pesque e solte está se popularizando como uma estratégia de conservação de espécies de peixes, tanto em função de regulamentações quanto pela preocupação dos pescadores, envolvendo vários danos nos peixes pescados.  Devido ao crescimento constante da prática do pesque e solte e aos efeitos negativos causados nos peixes, é fundamental o desenvolvimento de técnicas adequadas e adaptadas às particularidades das espécies de peixes pescados. Apesar de o Brasil possuir a maior riqueza de peixes de água doce do mundo e elevado número de praticantes da pesca esportiva, o conhecimento sobre os efeitos do pesque e solte e práticas de redução de danos nas espécies brasileiras é incipiente. Diante disso, o objetivo com este boletim técnico é compartilhar com pescadores, de forma simples e acessível, informações obtidas em estudos científicos que avaliaram os efeitos do pesque-e-solte nos peixes e as formas de minimizá-los. Nosso intuito não é estimular a prática do pesque-e-solte e sim reduzir os danos nos peixes causados por pescadores que já realizam a atividade. Esperamos que as informações compartilhadas sejam úteis e colocadas em prática por pescadores para a melhoria da prática do pesque-e-solte

Referências

Bower, S. D., et al. Evaluating effects of catch-and-release angling on peacock bass (Cichla ocellaris) in a Puerto Rican reservoir: a rapid assessment approach. Fisheries Research, v.175, p.95-102, 2016.

Brownscombe, J. W., et al. Best practices for catch-and-release recreational fisheries - angling tools and tactics. Fisheries Research, v.186, p.693–705, 2017.

Downloads

Publicado

2021-03-16

Edição

Seção

Circular de Pesquisa