EDUCAÇÃO SOLIDÁRIA

Autores

  • Bianca Patrícia Faria Instituto Federal Goiano
  • Cristiele dos Santos Souza Instituto Federal Goiano
  • Willians Sousa Santos Instituto Federal Goiano
  • Heloisa Baleroni Rodrigues Godoy Instituto Federal Goiano

Resumo

Sabendo da necessidade de ações que contribuam de forma mais positiva com as relações sociais e tendo em vista a necessidade de auxilio que passam algumas instituições que acolhem pessoas com condições especiais ou não, realizou-se, a ação “Educação Solidária”, atividade desenvolvida pelos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) subprojeto Interdisciplinar(Biologia e Química), em parceria com os alunos do Colégio Estadual João XXIII, em Ceres-GO. A proposta da ação foi a de que os
alunos do Colégio doassem produtos alimentícios, de higiene e também vestimenta a essas instituições. Para estimular as doações, argumentamos com os estudantes a respeito da importância de se ajudar, e estabelecemos também uma pontuação a cada produto arrecadado, de forma a suscitar a competitividade e fazer o controle dos itens doados, a fim de aferir a participação dos alunos por turma. Os produtos advindos da contribuição dos alunos foram então direcionados a duas instituições para cooperar com o suprimento de necessidades básicas. Muito além dos produtos arrecadados e entregues as instituições, um dos principais resultados da ação foi à percepção da necessidade de continuidade do projeto em virtude da baixa participação das turmas e a compreensão da educação através da ótica da efetivação da solidariedade, pela qual puderam perceber não só os alunos do Colégio, mas também nós bolsistas, que a pratica da doação vai muito além do produto doado, vindo a perfazer algo tão profundo que permite ao ser humano humanizar-se.

Publicado

2016-09-05

Como Citar

Faria, B. P., Souza, C. dos S., Santos, W. S., & Godoy, H. B. R. (2016). EDUCAÇÃO SOLIDÁRIA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Obtido de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/248

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)