AUXILIANDO ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA COMPREENSÃO DE QUÍMICA ORGÂNICA POR MEIO DE JOGO DIDÁTICO

Autores

  • Larisse Ferreira Tavares Instituto Federal Goiano
  • Denize Ramos Souza Instituto Federal Goiano
  • Letícia Gomes Queiroz Instituto Federal Goiano
  • Christina Vargas Miranda Carvalho Instituto Federal Goiano

Resumo

O jogo didático é uma proposta pedagógica viável e interessante, pois este material pode preencher muitas lacunas deixadas pelo processo de transmissão-recepção de conhecimentos, favorecendo a construção pelos alunos de seus próprios conhecimentos num trabalho em grupo, a socialização de conhecimentos prévios e sua utilização para a construção de conhecimentos novos e mais elaborados.Objetivou-se no presente trabalho desenvolver um jogo didático relacionado ao conteúdo de Química Orgânica para auxiliar no processo ensinoaprendizagemde alunos da 3ª série do Ensino Médio (EM). O jogo intitulado “OrganoCranium” foi elaborado por alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto Química, do IF Goiano-Campus Urutaí em cooperação com o Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) e aplicado em agosto de 2015 para 3 turmas da 3ª série do EM, envolvendo aproximadamente 65 alunos do Colégio Estadual Rodrigo Rodrigues da Cunha, em Pires do Rio-GO, escola conveniada ao Pibid-
Química. Foi desenvolvido um jogo de tabuleiro baseado no jogo Cranium, com 30 casas divididas em cores azul e vermelha, um dado numérico, um dado com faces em preto e branco,19 cartas azuis, 19 cartas vermelhas e 2 peões. As cartas apresentavam questões abordando a temática “Química Orgânica”, sendo que as azuis estavam relacionadas à desenho e as vermelhas à soletração. A turma foi dividida em dois grupos e em cada rodada, um integrante do grupo jogava o dado numérico, avançava as casas no tabuleiro e observava a
cor para saber se deveria pegar carta azul ou vermelha. Assim, o jogador interpretava a questão e desenhava ou soletrava a resposta. Se a casa fosse azul, os outros integrantes do grupo deveriam adivinhar o desenho feito e responder corretamente, mas se a casa fosse vermelha, antes de soletrar, o jogador jogava o dado com faces nas cores branca e preta, para
decidir se soletrava normalmente (branca) ou se seria de trás para frente (preta). Ganhou o jogo o grupo que chegou primeiro na linha de chegada.O jogo “OrganoCranium” serviu como ferramenta para o ensino de Química Orgânica, auxiliando os alunos da 3ª série do EM na aprendizagem, pois mesmo aqueles alunos que não sabiam responder corretamente, observavam a pergunta e a resposta e passaram a entender melhor o conteúdo. E ainda, contribui para formação dos alunos do Pibid-Química/Prodocência que aprenderam sobre
metodologias diferenciadas para abordagem de diversos conteúdos, pois perceberam que este jogo pode ser adaptado para qualquer conteúdo/disciplina.

Downloads

Publicado

2016-09-05

Como Citar

Tavares, L. F., Souza, D. R., Queiroz, L. G., & Carvalho, C. V. M. (2016). AUXILIANDO ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA COMPREENSÃO DE QUÍMICA ORGÂNICA POR MEIO DE JOGO DIDÁTICO. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/273

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>