RELATO DE EXPERIÊNCIA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS FRENTE À AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, NOS PROGRAMAS SE LIGA E ACELERA EM RIO VERDE-GO
Abstract
O fracasso escolar apresenta um dos mais sérios problemas da realidade educacional e tem sido um grande desafio, a ser enfrentado pela educação formal. No intuito de superar essa realidade a Secretaria Municipal de Educação do município de Rio Verde- GO em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS), implantou os Programas de Correção de Fluxo (Se Liga e Acelera) entre os anos de 2005 a 2013, com o objetivo de sanar a defasagem idade/ano afim, de melhorar o ensino nas escolas e consequentemente a qualidade da educação. Ao longo deste período pode-se observar vários gargalos metodológicos do programa que se refletiam diretamente na sua taxa de sucesso, dentre eles um dos que se consolidava com muita evidencia era o processo avaliativo que no nosso ponto de vista não refletia os anseios do educador e muito menos as expectativas do alunado. Diante dessa realidade objetivou-se realizar um
estudo crítico e reflexivo sobre o currículo, formação docente e avaliação propostas por tais programas, no decorrer dos anos de 2005 a 2013.