ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS: DESAFIOS E POTENCIALIDADES

Autori

  • Raimunda Leila da Silva Universidade de Brasília
  • Alessandro Rodrigues Barbosa Universidade de Brasília

Abstract

O estudo apresenta apontamentos importantes sobre o uso das tecnologias digitais como recurso facilitador dos processos educativos no âmbito do Ensino de Ciências. Objetiva-se, construir perspectivas de melhoria no ensino e na aprendizagem de ciências por meio da utilização das tecnologias digitais na prática pedagógica como um recurso lúdico e plausível no processo de construção do conhecimento, favorecendo, sobretudo a apropriação do saber
científico. Para alcançar tais perspectivas utilizou-se a metodologia qualitativa com delineamento para o estudo de caso, realizado por meio da observação e intervenção do professor pesquisador ministrando aulas mediadas por tecnologias inovadoras. Por meio da investigação, conclui-se que, o uso das tecnologias digitais desempenha um papel importante e positivo no processo ensino e aprendizagem dos conteúdos de ciências, especificamente investigados nesse artigo, Genética e hereditariedade, considerando que as novas tecnologias
são recursos capazes de promover maior interesse e envolvimento com o conteúdo proposto, fator necessário para que os alunos compreendam melhor as informações e estabeleçam relações entre Genética e a tomada de decisões cotidianas.

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Pubblicato

2016-09-05

Come citare

Silva, R. L. da, & Barbosa, A. R. (2016). ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS: DESAFIOS E POTENCIALIDADES. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Recuperato da https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/218