PERFIL DOCENTE E FATORES CONDICIONANTES À FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
Résumé
O presente texto, ainda que apresente resultados preliminares,decorrem de pesquisa exploratória de PIBIC que se propõe verificar quais os fatores condicionantes à formação de professores para atuação nos níveis iniciais doensino no Curso de Pedagogia do Câmpus Morrinhos do IF Goiano, buscando fazer aproximações preliminares que tragam respostas às hipóteses iniciais, apontando caminhos e procedimentos possíveis que minimizem lacunas
entre o proposto no PPC e o realizado em sala de aula e demais ações inerentes ao processo didático-pedagógico,bem como àrelação professor-aluno do Curso analisado.Considerando a legislação e políticas educacionais vigentes para esse nível de ensino, amparada em uma análiseprimária documentalpara aproximação ao objeto, nas análises preliminaresdo PPC e demais documentos inerentes doCurso, que iniciou suas atividades com o ingresso de sua
primeira turma em 2013, e outras duas respectivamente em 2014 e 2015, é possível apontar que sua proposta indica uma trajetória formativa do Pedagogo de caráter multidisciplinar paraatuação na Educação Infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental e Educação para Jovens e Adultos,mas tal proposta, o que é de se esperar para cursos em fase de criação e sediados em uma Instituição de Ensino ainda sem tradição na formação de professores, encontra-se em construção, o que pode ser aferido pelas recentes ações de adequações do PPC
realizadas pelo NDE e Colegiado do Curso, dentre as alterações destacamos três ajustes à Matriz Curricular, mudanças no quadro docente e coordenação de curso desde sua fase inicial, o que é indicativo de processo ainda em fase de ajustes, inclusive em decorrência asalterações recentes na legislaçãopor meio da Resolução N°2 de julho de 2015. Utilizando as categorias curriculares desenvolvidas por Gatti e Barreto (2009), fundamentadas na estrutura
do curso de Pedagogia determinada pelaResolução CNE/CP n.º 1, de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso, analisamos a estrutura daMatriz Curricular e observamos em primeira instância a relação pertinente da estrutura proposta pelo atual PPC do curso de Pedagogia do IFGOIANO e a legislação atual. Entretanto, no que tange ao proposto e efetivamente realizado, conforme propõe o projeto da presente pesquisa
aprovado pelo PIBIC em 2015, por estar em fase inicial e o acesso e análise da documentação ainda insuficiente, ainda não é possível fazer assertivas que respondam todas às indagações que norteiam a investigação, o que limita nesse instante conclusão mais incisiva.