AS ARTES CIRCENSES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO IFGFORMOSA: CONTRIBUIÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DA EXPRESSÃO CORPORAL E CRIATIVIDADE

Auteurs

  • Bruno Amaral Ramos Instituto Federal de Goiás

Résumé

O presente trabalho foi construído a partir de uma pesquisa de campo, do tipo pesquisa ação, com alunos pertencentes ao 3° ano do curso técnico integrado de informática para internet do Instituto Federal de Goiás, campus Formosa. O problema que instigou esse trabalho foi “de que forma as artes circenses podem contribuir para o desenvolvimento da criatividade e expressão corporal dos alunos nas aulas de Educação Física?”. Já o objetivo geral da pesquisa é identificar de que forma as artes circenses podem contribuir para o desenvolvimento da criatividade e expressão corporal dos alunos nas aulas de
Educação Física escolar. Buscamos abordar no primeiro capítulo sobre o histórico e evolução das artes circenses, do circo e dessa disciplina, abordando as influências das áreas médicas e militares assim como dos conteúdos de ginástica e esportes. Nessa parte do trabalho também falamos dos saberes e legitimidade para inserir as artes circenses nas aulas de Educação Física, bem como da seleção dos elementos desses conteúdos que
são possíveis de serem trabalhados no ambiente escolar. No segundo capítulo
abordamos as artes circenses e suas possibilidades em relação às principais tendências da Educação Física: desenvolvimentista, construtivista, crítico superadora e crítico emancipatória. No início do terceiro capítulo apresentamos vários conceitos de expressão corporal e criatividade para em seguida mostrarmos as contribuições das artes circenses para o desenvolvimento desses termos e os benefícios desses conteúdos para a formação omnilateral dos alunos praticantes. Já no quarto capítulo, apresentamos a metodologia utilizada: pesquisa-ação de caráter qualitativo desenvolvida num programa de intervenção pedagógica por um bimestre onde foram trabalhados o malabarismo com bolinhas e flower stick, rola-rola e cordas. Os instrumentos para coleta de dados foram a observação estruturada, relatórios das aulas e questionário. No final desse capítulo fizemos a análise dos dados. Podemos afirmar a partir desse estudo que um bom planejamento aliado aos aspectos históricos dessas artes, que possuem na sua essência a liberdade de movimentos, a criatividade, a expressão corporal, bem como um bom processo de mediação, pautado no movimento de ação-reflexão-ação, possibilitará o desenvolvimento de uma Educação Física mais crítica, sensível e humana. Desde modo estaremos contribuindo para a formação de pessoas questionadoras com condições
objetivas para se posicionarem a favor das classes sociais menos favorecidas, pois não estarão apenas reproduzindo os valores da sociedade capitalista: competição, exploração, dominação, valorização dos melhores, entre outros.

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Publiée

2016-09-05

Comment citer

Ramos, B. A. (2016). AS ARTES CIRCENSES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO IFGFORMOSA: CONTRIBUIÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DA EXPRESSÃO CORPORAL E CRIATIVIDADE. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Consulté à l’adresse https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/270