PROGRAMANDO COM NOVAS EXPRESSÕES DE LIBRAS

Autores/as

  • Matheus José Moura Universidade Federal de Uberlândia

Palabras clave:

LIBRAS, PROGRAMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, EXPRESSÕES

Resumen

Nos dias de hoje, a Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) tem se tornado cada vez mais reconhecida em todo o Brasil. Isso é evidenciado pelo aumento na disponibilidade de cursos básicos, pela contratação de oficinas de Libras por empresas visando melhor atender seus clientes e facilitar a comunicação entre funcionários surdos ou com deficiência auditiva e os ouvintes (Farias, 2021). Entretanto ensino de Libras no ensino superior ainda enfrenta uma série de desafios afetando diretamente a qualidade da educação fornecida aos estudantes surdos. Problemas como professores qualificados para lidar com alunos e a carência de recursos acessíveis e materiais didáticos em Libras é um obstáculo significativo, tornando a compreensão e a absorção do conteúdo mais difíceis para os alunos surdos (WITKOSKI, 2009). Ao percebermos essas dificuldades encontradas, o projeto aqui, visa propor um novo material para alunos surdos de cursos da área de tecnologia como o curso Técnico de Desenvolvimento de Software com ênfase em estudar desenvolvimento de códigos de programação, de modo que palavras não existentes no vocabulário de expressões da linguagem de Libras sejam criadas novas expressão para cada uma dessas palavras e posteriormente serem validadas, para construção de um material didático e aplicativo mobile, para estudo dos alunos com surdes em cursos de tecnologia no ensino superior e profissionalizante.

Biografía del autor/a

Matheus José Moura, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Ciência da Computação – Universidade Federal de Uberlândia

Citas

CARVALHO, Guilherme Moreira de. Discutindo a acessibilidade do servidor público surdo na administração: um estudo sobre a aplicabilidade do art. 26 do Decreto n. º 5.626/2005. 2021.

ARAGÃO, Jamilly da Silva et al. Um estudo da validade de conteúdo de sinais, sintomas e doenças/agravos em saúde expressos em LIBRAS. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 23, n. 6, p. 1014-1023, 2015.

FARIAS, Zaiane dos Santos Souza; DE SÃO JOSÉ, Elisson Souza; DOS SANTOS FARIAS, Alisson. Um breve relato histórico do ensino de Libras no Brasil. Simpósio Internacional de Educação e Comunicação-SIMEDUC, n. 10, 2021.

GRASSI, Dayse; ZANONI, Graziely Grassi; VALENTIN, Silvana Mendonça Lopes. Língua Brasileira de Sinais: aspectos linguísticos e culturais. Trama, v. 7, n. 14, p. 57-68, 2011.

SÁ, Joice Alves de; SILVA, Letícia Loureiro da; TIMÓTEO, Socorro Filinto. As variações linguísticas e o regionalismo na Língua Brasileira de Sinais-Libras. São Paulo; Porto Alegre. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Brasil.

PAIUTTO, Isabela. Instrumento de avaliação da expressão em língua brasileira de sinais: percepções de uma professora bilíngue da Educação Básica. 2022.

WITKOSKI, Sílvia Andreis. Surdez e preconceito: a norma da fala e o mito da leitura da palavra falada. In: Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, 2009.

Publicado

2024-12-14

Cómo citar

Moura, M. J. (2024). PROGRAMANDO COM NOVAS EXPRESSÕES DE LIBRAS. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 8(01). Recuperado a partir de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/1665