CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: VEGETAIS COMO TEMÁTICA PARA O ESTUDO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS

Authors

  • Maria Aparecida da Costa Instituto Federal de Goiás
  • Yuri Alves Oliveira Instituto Federal de Goiás
  • Karla Amâncio Field's Instituto Federal de Goiás
  • Renato Gomes Santos Universidade Estadual de Goiás

Abstract

A contextualização dos conteúdos no ensino de química contribui para a formação do aluno enquanto cidadão que fará uso dos conhecimentos adquiridos em situações do seu cotidiano, de maneira a favorecer sua atuação na sociedade, contribuindo para a reflexão e posicionamento frente a situações problemas. Nesse sentido, o presente trabalho trata-se de um relato de experiência de uma aula sobre os elementos químicos a partir da temática dos
vegetais, na qual abordou-se sobre a importância de uma alimentação rica em minerais (elementos químicos) e a importância destes para o próprio vegetal. Ao todo participaram vinte alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual do município de Itumbiara-GO. A aula teve duração de três horas, sendo utilizadas várias estratégias e recursos didáticos, como: slides, vídeo, texto e atividade lúdica. Aplicou-se ainda, um questionário aos alunos de modo a averiguar o conhecimento prévio destes acerca dos elementos químicos.
Com a referida aula, notou-se uma dificuldade inicial dos alunos em relacionar o símbolo químico com seu nome e vice-versa. Contudo, ao final da aula pôde-se inferir, mediante as atividades realizadas, que os alunos começaram a apresentar um melhor desempenho na identificação dos símbolos e nomes dos elementos químicos.

Published

2016-09-05

How to Cite

Costa, M. A. da, Oliveira, Y. A., Field’s, K. A., & Santos, R. G. (2016). CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: VEGETAIS COMO TEMÁTICA PARA O ESTUDO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Retrieved from https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/246