PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

RELEVÂNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS EM AULAS REMOTAS

Authors

  • Dayanny Marins Coelho Universidade Federal de Goiás
  • Samara Leandro de Oliveira Universidade Federal de Goiás

Abstract

O presente artigo discute a importância das metodologias ativas, como a gamificação e a sala de aula invertida, no contexto do Ensino Médio Integrado durante o período de aulas remotas. A pesquisa se concentra na aplicação dessas metodologias para auxiliar na atividade de produção textual, com foco na preparação dos alunos para a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio. A intervenção pedagógica foi realizada em uma turma de terceiro ano de um curso técnico Integrado ao Ensino Médio em um Instituto Federal. A escolha do tema Fake News visa desenvolver a capacidade de argumentação crítica e analítica dos estudantes, além de conscientizá-los sobre a importância da verificação da veracidade das informações. Os resultados da intervenção demonstraram que as metodologias ativas foram eficazes na promoção da autonomia dos alunos na busca pelo conhecimento e na elaboração de argumentos. No entanto, a análise das redações revelou que ainda há desafios em relação à escrita formal e à articulação de ideias. Concluímos que as metodologias ativas são recursos relevantes para a educação contemporânea, mas é necessário repensar as práticas docentes para garantir uma intervenção mais eficaz e inclusiva, especialmente durante períodos de ensino remoto.

Author Biographies

Dayanny Marins Coelho, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Goiás- UFG (2021). Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2018). Especialista em Docência do Ensino Superior- APOGEU (2012). Especialista em Linguagens e Práticas de Ensino- UEG (2023). Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás-UEG (2010). Atualmente pesquisa Ensino e Aprendizagem de Segundas Línguas e Línguas Estrangeiras. Participa desde 2020, do grupo de estudos Transição, coordenado por Rosane Rocha Pessoa (UFG) e Viviane Pires Viana Silvestre (UEG).

Samara Leandro de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Professora de Língua Inglesa no Colégio Ágape. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (2024). Especialista em Alfabetização e Letramento pela Universidade Pitágoras Unopar (2022) e em Língua Inglesa pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2020). Graduada em Pedagogia pela Universidade Pitágoras Unopar (2020) e em Letras, com habilitação em Português, Inglês e suas Respectivas Literaturas, pela Universidade Estadual de Goiás (2018). Integrante, desde 2022, do Laboratório de Processamento da Linguagem (LAPROLIN), sob coordenação da Profa. Dra. Elena Ortiz Preuss (UFG) e Profa. Dra. Mirian Santos de Cerqueira (UFG), com enfoque na Aquisição de Segundas Línguas (ASL). Meus interesses de pesquisa concentram-se nos seguintes temas: fonética acústica experimental; aquisição fonológica; aquisição de segunda língua (L2); ensino de Língua Inglesa (L2) e do Português Brasileiro (PB); teorias fonológicas e modelos de análise; instrução explícita e treinamento perceptual dos aspectos fonético-fonológicos; elaboração de materiais didáticos para o ensino de pronúncia; abordagens cognitivas referentes à aquisição de línguas; bem como os processos explícitos e implícitos na ASL. 

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Published

2024-12-14

How to Cite

Coelho, D. M., & Oliveira, S. L. de. (2024). PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: RELEVÂNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS EM AULAS REMOTAS. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 8(01). Retrieved from https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/1674