ETNOBOTÂNICA: CADERNO INFORMATIVO DE PLANTAS MEDICINAIS, ORNAMENTAIS E COMESTÍVEIS – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Abstract
A Etnobotânica refere-se a uma disciplina que busca fazer uma ligação entre o
conhecimento tradicional botânico adquirido pelas populações e o conhecimento
científico. O uso de plantas para benefício humano não é recente, e faz parte da cultura de uma dada região, especialmente fortalecido em comunidades onde o conhecimento tradicional ainda é predominante. Tendo em vista que este conhecimento vem sendo perdido durante as gerações e que não foram encontrados em nossa revisão de literatura trabalhos desenvolvidos no município de Rio Verde, buscou-se realizar um trabalho onde pudesse resgatar esses saberes botânicos dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), utilizando de métodos quantitativos, como levantamentos de dados com questionários sobre o conhecimento dos alunos e seus familiares sobre o uso de plantas medicinais; e com o uso destes dados, foram desenvolvidas aulas com conteúdo que abrangem as plantas mais comum na região do Cerrado e as mais utilizadas para fins medicinais, além do uso do laboratório de informática para pesquisar nomes científicos das plantas mais citadas e trabalhar o conhecimento sistematizado referente a classificações, propriedades e nome usual e cientifico e também o reconhecimento dessas plantas pelos alunos, para que no fim fosse elaborados cadernos com desenhos e registros fotográficos das plantas medicinais mais tradicionais e as mais citadas que foram evidenciadas na região. Com a elaboração do projeto, esperou-se que os alunos tivessem conhecimento dos nomes populares e
científicos das plantas mais usadas como remédio na região do cerrado e suas
propriedades medicinais e a experiência na elaboração do projeto foi bastante positiva, poispromoveu a capacitação dos futuros docentes e permitiu que pudessem aprender a uma ferramenta que colabore na formação do professor que permite uma interação entre o conhecimento e os alunos, que além do conhecimento que os adquiriram com as informações transmitidas, também auxiliou nos pibidianos como experiência formativa nas futuras atividades como docentes.