O PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA: AVALIAÇÃO DE UM ESTUDO DE CASO

Autor/innen

  • Paulo Vitor Teodoro Instituto Federal Goiano
  • Marcos Jungmann Bhering Instituto Federal Goiano

Abstract

O presente texto objetiva-se em relatar uma atividade desenvolvida no Instituto
Federal Goiano - Câmpus Avançado Catalão, que teve como princípio a problematização de um contexto trazido pelos próprios estudantes do ensino médio. O trabalho surgiu em duas aulas conjuntas das disciplinas de Química e Sociologia, quando os docentes oportunizaram espaços para a dialogicidade em sala de aula. A intenção inicial das aulas foi dar vozes aos estudantes para que eles tivessem participação ativa nas aulas ministrada pelos professores. Percebemos que os estudantes são receptivos a práticas em que eles são os protagonistas da atividade. No entanto, talvez a grande dificuldade diz respeito ao fato de superarmos um paradigma que vem a séculos existindo na escola: (re)adaptar as nossas práticas a partir dos questionamentos trazidos pelos estudantes.

Veröffentlicht

2016-09-05

Zitationsvorschlag

Teodoro, P. V., & Bhering, M. J. (2016). O PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA: AVALIAÇÃO DE UM ESTUDO DE CASO. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Abgerufen von https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/255