REFORÇO ESCOLAR: UMA APOSTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Autors/ores

  • Katianny Rosa Freitas Instituto Federal Goiano
  • Thiago Porto de Almeida Freitas Instituto Federal Goiano

Resum

A partir da inquietação de um grupo de docentes da Unidade Acadêmica Especial de Matemática e Tecnologia (IMTec), da Regional Catalão, da Universidade Federal de Goiás (UFG), despertada por relatos de ex-alunos/as do curso de Matemática da IMTec/UFG, que atuam como professores/as nas escolas da educação básica na cidade de Catalão, desde 2014, vem sendo promovido o projeto de extensão “Phi: Reforço Escolar em Matemática para a Educação Básica”. O projeto consiste em atendimentos individualizados e/ou de grupo
reduzido de alunos/as para discutir, de modo mais próximo, os conteúdos de matemática do ano escolar do/a aluno/a. Em 2015, em parceria com o Colégio Estadual “Maria das Dores Campos”, os atendimentos ocorreram com estudantes do nono ano do Ensino Fundamental, durante o contra turno, e foram viabilizados por meio do trabalho da equipe executora composta por sete alunos/as do curso de Licenciatura em Matemática, três docentes da IMTec
e do apoio de uma professora de matemática vinculada à instituição de ensino básico. Os
atendimentos são norteados pelas listas de exercícios aplicadas pela professora da escola na sala de aula – elaboradas a partir do material didático da escola – e por listas de exercícios e/ou atividades propostas pela equipe executora do projeto. No desenvolvimento dos atendimentos, que tem duração média de duas horas, percebemos notória dificuldade do/a aluno/a em conteúdos matemáticos de séries anteriores, em especial constatamos que os estudantes de fase final do Ensino Fundamental possuíam extrema dificuldade em lidar e esquematizar as operações elementares (somar, subtrair, multiplicar ou dividir). No cenário
apresentado, o reforço também foi utilizado como apoio na preparação dos estudantes para os exames Estadual e Federal que avaliam a qualidade da Educação Básica, respectivamente, o Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (SAEGO) e a Prova Brasil. O projeto tem contribuído positivamente na formação inicial dos licenciandos do curso de Matemática
integrantes da equipe executora, uma vez que a experiência vivenciada por estes possibilita que sejam enriquecidas as discussões das disciplinas pedagógicas do curso de Matemática. Os atendimentos tem contribuído para despertar o interesse dos/as alunos/as do reforço pela matemática e acarretando inclusive mudança atitudinal destes nas aulas de matemática, por
exemplo, mais participativos e atenção nas aulas.

Publicades

2016-09-05

Com citar

Freitas, K. R., & Freitas, T. P. de A. (2016). REFORÇO ESCOLAR: UMA APOSTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Retrieved from https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/307