ABORDAGENS PRÁTICAS NO ENSINO DE ÓPTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Resum
O ensino de óptica nos anos finais do ensino fundamental se apresenta como um grande desafio no processo de ensino e de aprendizagem, principalmente se considerarmos que o conhecimento científico também se destina a compreensão de fenômenos cotidianos. Diante disso, esta pesquisa de cunho qualitativo objetivou verificar se as atividades práticas voltadas para o ensino de óptica colaboram para a aprendizagem efetiva dos alunos do Ensino Fundamental. Nesse propósito, foi desenvolvida por licenciandos em Ciências Biológicas, uma oficina com 3 experimentos relacionados à óptica: Caleidoscópio, Microscópio a laser e Disco de Newton. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário junto aos participantes da oficina, 49 alunos do 8º e 9º ano de uma escola municipal de Formosa-GO. A análise das respostas do questionário destacouque as atividades práticas despertaram maior interesse dos alunos pelo tema, possibilitando maior interação entre os colegas. Também foi apontado o carácter lúdico das atividades e a importância de o profissional docente, inclusive aqueles em formação, buscar novas estratégias de ensino.