CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA: ABORDAGEM DO TEMA RESÍDUOS NA AGRICULTURA

Autores

  • Juliano da Silva Martins Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Iporá
  • Geize Kelle Nunes Ribeiro Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão
  • Pedro Augusto Sardinha Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Iporá
  • Camila Alves de Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Iporá
  • Maria Pereira Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão

Resumo

O desenvolvimento científico e tecnológico vivenciado nas últimas décadas tem provocado alterações significativas no meio ambiente, trazendo à atualidade reflexões e questionamentos quanto ao verdadeiro papel da educação na sociedade, ou seja, como agente transformador e auxiliar na preservação do meio ambiente. Historicamente, a Revolução Verde iniciada em meados de 1940, proporcionou o desenvolvimento da agricultura em diversas regiões do planeta. O uso de sementes modificadas, maquinários agrícolas resistentes aos diversos tipos de terrenos e a dependência maciça de fertilizantes aplicados diretamente no solo, elevaram a produtividade agrícola de várias culturas, impulsionando ainda, o aumento das áreas de plantio. Com isso, surgiram problemas ambientais decorrentes do mal-uso do solo, como por exemplo, a degradação de sua estrutura físico-química.

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Publicado

2018-09-10

Como Citar

Almeida, J. da S. M., Ribeiro, G. K. N., Silva, P. A. S., Carvalho, C. A. de, & Pereira, M. (2018). CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA: ABORDAGEM DO TEMA RESÍDUOS NA AGRICULTURA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/864

Edição

Seção

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