GÊNIOS DE TURING: PROGRAMAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE AUXÍLIO À APRENDIZAGEM INFANTIL MULTIDISCIPLINAR

Autores

  • Thalia Santos de Santana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Ceres – GO
  • Ianka Talita B. de Assis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Ceres – GO
  • Ramayane Bonacin Braga Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Ceres – GO
  • Adriano Honorato Braga Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Ceres – GO

Resumo

O ideal de programação de computadores remete a atividades organizadas relacionadas ao raciocínio lógico e habilidade de solucionar problemas. Mesmo que por vários momentos que perpassam sua história, tal componente seja vista como uma tarefa reservada a apenas uma parcela da população, atualmente, defende-se a necessidade e importância de que todos conheçam e aprendam sobre programação, inclusive crianças e jovens. Sendo assim, verifica-se um esforço contínuo de organizações e instituições para uso produtivo da tecnologia, incluindo a programação como parte do currículo de algumas escolas. O intuito é que crianças possam ser produtoras desse campo e não apenas consumidoras passivas de tecnologia, haja vista a série de benefícios acarretados, como interesse por aprender, coletividade, persistência, criatividade, raciocínio lógico e melhoria em habilidades matemáticas e interdisciplinares. Deste modo, o presente trabalho visou analisar a aplicação do projeto de extensão Gênios de Turing, na Escola Municipal Pequeno Príncipe, no município de Ceres – GO, durante o ciclo 2017/2. Por meio de aulas teóricas e práticas, foram apresentados conceitos de lógica e programação de computadores para o 5° ano do ensino fundamental. Semanalmente, os estudantes tiveram aulas no Laboratório de Informática, por meio de ferramentas educacionais apropriadas como Code.org e Scratch, trabalhando com programação em blocos de códigos visuais. Os dados produzidos pela avaliação dos discentes garantiram que 100% consideraram o projeto excelente e as aulas divertidas. Ademais, a turma comentou que gostaria de aprender outras matérias por meio da programação, sendo português e matemática as duas mais votadas. Os educandos ainda afirmaram a relação positiva com os professores ministrantes. Deste modo, os resultados apontam a possibilidade de novas práticas metodológicas para ensino-aprendizagem de disciplinas da base curricular, sendo a programação uma forma divertida de explanar conceitos multidisciplinares por meio da construção de jogos e animações, que em parceria com educadores, pode tornar-se um método capaz de cativar o interesse e atenção dos estudantes, inclusive para abordagens de temáticas ditas como de difícil compreensão.

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Publicado

2018-09-10

Como Citar

Santana, T. S. de, Assis, I. T. B. de, Braga, R. B., & Braga, A. H. (2018). GÊNIOS DE TURING: PROGRAMAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE AUXÍLIO À APRENDIZAGEM INFANTIL MULTIDISCIPLINAR. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/843