VARAL DE POESIA: EXPERIÊNCIA EXITOSA NA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E NA LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Adriano Aparecido da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde – GO
  • Neurazi Ancelmo de Freitas Colégio Estadual Abel Pereira de Castro
  • Renata Lima Cardoso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde – GO

Resumo

Este projeto é resultado de uma proposta de trabalho com o gênero textual: Poesia. Aplicou-se a proposta bilíngue, Libras e Língua Portuguesa, respeitando a Libras como língua materna (L1) do surdo e a Língua Portuguesa, como segunda língua (L2), no caso dos surdos no Brasil.
Consideramos que o ensino da Língua Portuguesa como L2 para surdos é um desafio, acreditamos que propor atividades que envolvem a Libras é uma forma de respeitar a identidade do surdo e atribuir sentidos na sua produção escrita. Nesse processo de ensino e de aprendizagem de Libras e Língua Portuguesa oferecemos condições de aprendizado para o aluno surdo e o aluno ouvinte. A metodologia utilizada foi exploratória, do tipo de abordagem qualitativa e tendo como método de pesquisa participante. A relevância foi refletir sobre o uso das línguas, Libras e Língua Portuguesa e identificar a ação comunicativa e suas potencialidades para favorecer aos alunos momentos de expor os seus pensamentos por meio da escrita poética. Desta forma, propomos o gênero textual poesia para favorecer uma representação dos alunos de suas expressões visuais. Pretendemos contextualizar situações bilíngues que ultrapassassem a submissão aos livros didáticos, de forma a proporcionar reflexões aos discentes no uso das línguas. Os resultados foram a construção de vários estilos de “roupas” para o Varal de Poesia e o sarau na sala de aula dos poemas produzidos. Ressalta também da importância de se proporcionar o ensino dos sinais na língua brasileira de sinais (Libras) relacionado ao contexto estudado, visando valorizar a Libras e para o aluno ouvinte compreender as diferenças linguísticas envolvidas e de sua preparação para a cidadania e o seu desenvolvimento acerca do bilinguismo (Libras e Língua Portuguesa). Conclui-se que essa proposta pode contribuir significativamente, como ação inicial, a fim de propiciar aos discentes visão crítica e consciente de seu compromisso social e político.

Downloads

Publicado

2018-09-10

Como Citar

Silva, A. A. da, Freitas, N. A. de, & Cardoso, R. L. (2018). VARAL DE POESIA: EXPERIÊNCIA EXITOSA NA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E NA LÍNGUA PORTUGUESA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/832