CULTURA QUILOMBOLA DO CEDRO EM PERSPECTIVA INTERCULTURAL NO ENSINO BÁSICO

Autores

  • Tatianne Silva Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Reitoria – GO
  • Maria L.B. Bretas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Avançado Ipameri – GO
  • Matias Noll Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Ceres – GO

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados parciais de uma pesquisa etnográfica e etnobotânica que tem por finalidade resgatar as histórias culturais locais e saberes da Comunidade Quilombola do Cedro e a interrelação homem-planta, fortalecendo a preservação das diversidades culturais e vegetal, e contribuir com uma educação antirracista por meio de publicações pedagógicas. A elaboração de material paradidático voltado para o ensino na Educação Básica irá colaborar para as discussões dentro da sala de aula, haja vista a constatação de Jesus e Miranda (2012) de que uma das principais dificuldades apontadas pelos professores da Educação Básica para o ensino da história e cultura afro-brasileira é a falta de material didático.

Downloads

Publicado

2018-09-10

Como Citar

Santos, T. S., Bretas, M. L., & Noll, M. (2018). CULTURA QUILOMBOLA DO CEDRO EM PERSPECTIVA INTERCULTURAL NO ENSINO BÁSICO. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/829

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)