A DISCUSSÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS DISCIPLINAS DE NÚCLEO PEDAGÓGICOS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Resumo
Este trabalho faz parte da pesquisa de mestrado intitulada “Docência, Formação de Professores nos Cursos de Ciências da Natureza e Educação Especial”, busca discutir a formação inicial de professores de ciências da natureza (ciências biológicas, física e química) na perspectiva da educação especial, pois o aluno público alvo da educação especial se faz presente na sala de aula regular é uma garantia legal e o professor é um dos responsáveis por garantir o processo de ensino e aprendizagem dos mesmos partindo de suas especificidades e potencialidades. Sendo assim, o presente artigo busca discutir a presença da discussão da educação especial nos cursos de ciências da natureza a partir da inserção da temática nas disciplinas de núcleo pedagógicas que compõem o currículo dos cursos de licenciatura como psicologia da educação, didáticas, etc. Pesquisa está que tem como referencial teórico e metodológico a abordagem histórico-cultural e foi realizada com licenciandos do último período do curso de graduação, de 9 cursos de ciências da natureza de 4 Instituições de Ensino Superior no Estado de Goiás. Para construção de dados utilizou-se de questionários e entrevistas semiestruturadas. Através dos dados construídos foi possível observar que a maioria dos licenciandos dos cursos investigados não teve a discussão da temática educação especial nas disciplinas de núcleo pedagógico durante sua formação inicial, sendo que os poucos licenciandos que vivenciaram essa discussão, a tiveram por iniciativa do professor formador que possuía formação na área e não por conter a temática na ementa da disciplina. Sendo assim, acredita-se ser fundamental a formulação de uma resolução que garanta a obrigatoriedade da discussão desse tema na formação inicial de professores.Downloads
Publicado
2018-09-10
Como Citar
Adams, F. W. (2018). A DISCUSSÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS DISCIPLINAS DE NÚCLEO PEDAGÓGICOS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/823
Edição
Seção
Artigos (Fluxo Contínuo)