A DISCUSSÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS DISCIPLINAS DE NÚCLEO PEDAGÓGICOS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

  • Fernanda W. Adams Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

Resumo

Este trabalho faz parte da pesquisa de mestrado intitulada “Docência, Formação de Professores nos Cursos de Ciências da Natureza e Educação Especial”, busca discutir a formação inicial de professores de ciências da natureza (ciências biológicas, física e química) na perspectiva da educação especial, pois o aluno público alvo da educação especial se faz presente na sala de aula regular é uma garantia legal e o professor é um dos responsáveis por garantir o processo de ensino e aprendizagem dos mesmos partindo de suas especificidades e potencialidades. Sendo assim, o presente artigo busca discutir a presença da discussão da educação especial nos cursos de ciências da natureza a partir da inserção da temática nas disciplinas de núcleo pedagógicas que compõem o currículo dos cursos de licenciatura como psicologia da educação, didáticas, etc. Pesquisa está que tem como referencial teórico e metodológico a abordagem histórico-cultural e foi realizada com licenciandos do último período do curso de graduação, de 9 cursos de ciências da natureza de 4 Instituições de Ensino Superior no Estado de Goiás. Para construção de dados utilizou-se de questionários e entrevistas semiestruturadas. Através dos dados construídos foi possível observar que a maioria dos licenciandos dos cursos investigados não teve a discussão da temática educação especial nas disciplinas de núcleo pedagógico durante sua formação inicial, sendo que os poucos licenciandos que vivenciaram essa discussão, a tiveram por iniciativa do professor formador que possuía formação na área e não por conter a temática na ementa da disciplina. Sendo assim, acredita-se ser fundamental a formulação de uma resolução que garanta a obrigatoriedade da discussão desse tema na formação inicial de professores.

Downloads

Publicado

2018-09-10

Como Citar

Adams, F. W. (2018). A DISCUSSÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS DISCIPLINAS DE NÚCLEO PEDAGÓGICOS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/823

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)