O JOGO E A LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Danúbia Carvalho de Freitas Ramos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Jataí – GO
  • Adriana Aparecida Molina Gomes Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí – GO

Resumo

A matemática está inserida na vida das crianças desde muito cedo por meio do seio familiar, seja porque elas aprendem a contar, a manipular, a desenhar e a escrever, ou por entender a importância da matemática no desenvolvimento social e cultural da criança. Nesse sentido, está pesquisa faz parte de um estudo que está sendo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática (PPGECM), do Campus Jataí, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Tem-se como sujeitos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública, em Jataí-GO. Apresenta-se como problema de investigação: quais as contribuições do jogo e da literatura infantil na aprendizagem matemática de alunos do 1º ano do ensino fundamental? Esta é uma pesquisa qualitativa com foco na intervenção pedagógica, cujo objetivo geral é identificar como o jogo e a literatura infantil podem contribuir para com o desenvolvimento do pensamento matemático de alunos do 1º ano do ensino fundamental? Tem-se como metodologia o uso da literatura e dos jogos na perspectiva da resolução de problemas. Para tanto, será proposto uma sequência didática que envolverá um problema do personagem do livro que precisa ser resolvido a partir de um jogo matemático. Entende-se como objeto de investigação as interações, os modos de representações e as estratégias propostas pelos sujeitos no processo de resolução, mediação, intervenção e mobilização de (noções) conceitos. Este é um trabalho em andamento; no momento, estar-se-á realizando aprofundamento teórico e em fase de elaboração da sequência didática. Prevê- desenvolver uma sequência didática contendo 3 (três) atividades. Nesse sentido, perspectiva-se que os alunos aprendam a ouvir e a comunicar ideias e pensamentos matemáticos. Além disso, a sequência didática será o produto educacional desta pesquisa.

Downloads

Publicado

2018-09-10

Como Citar

Ramos, D. C. de F., & Gomes, A. A. M. (2018). O JOGO E A LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/813

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)