A CONTRIBUIÇÃO DO PNAIC PARA A ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Aparecida Patrícia Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO
  • Juliana Pereira Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO
  • Kelly Ferreira Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO
  • Michelle Castro Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO

Resumo

O presente trabalho consiste em um estudo sobre o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade certa (PNAIC) que trouxe juntamente com todas suas demandas a oportunidade das crianças que participam do ciclo de alfabetização terem acesso e fazer o uso dos livros literários dentro e fora de sala. O PNAIC é um curso de formação de professores que trabalha com a ideia de alfabetização e letramento, sendo a alfabetização na perspectiva do letramento deve evidenciar a importância do trabalho com diversos gêneros textuais, com base nos diferentes suportes de leitura. Destarte, utilizamos como aporte teórico Bakhtin (1992), Freire (1989), Soares (2010). Esse projeto foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica, que visa o entendimento da importância da leitura e aplicabilidade de livros literários nos anos iniciais da educação infantil e como o material do PNAIC abordou processo de alfabetização e letramento. SOARES (2010) discorre sobre a importância dos recursos didáticos como incentivo prazeroso dentro do procedimento de ensino aprendizagem. Nesse sentido o livro literário entra como alvo principal dos educadores, pois possui diversas contribuições para a formação da criança, dando enfoque para a alfabetização junto com o letramento. No material do PNAIC observamos que a literatura tem o potencial de gerar nas crianças aspectos fundamentais dentro do processo de alfabetização, pois promove o hábito de ler, além de proporcionar a edificação do imaginário infantil, contribuindo também para o desenvolvimento cognitivo. A oferta de livros literários pelo Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um ponto relevante na educação, visto que facilita o acesso das crianças com obras enriquecidas que exercem na vida da criança um significativo avanço intelectual.

Downloads

Publicado

2018-09-10

Como Citar

Alves, A. P., Silva, J. P., Silva, K. F., & Lima, M. C. (2018). A CONTRIBUIÇÃO DO PNAIC PARA A ALFABETIZAÇÃO. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/806

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>