JOGO PEDAGÓGICO: TABULEIRO DOS ARTRÓPODES E INSETOS SOCIAIS
Resumo
Muitos dos conteúdos biológicos são trabalhados em sala de aula, no ensino da Ciência, de maneira abstrata e distinta da realidade dos alunos. Isto consequentemente implica na falta de entusiasmo pelos envolvidos nas atividades, por não assimilarem e compreenderem coerentemente o que está sendo descrito; - Como proposta para complementar a aprendizagem em ciências, sugere-se práticas lúdicas como jogos, que proporcionem maior facilidade e melhor compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula, deste modo, as atividades que utilizam jogos didáticos são alternativas possíveis, pois a utilização dessa ferramenta pode preencher muitas lacunas no processo de transmissão de conhecimentos. No presente trabalho, objetivou-se analisar as contribuições do jogo didático na aprendizagem significativa do conteúdo sobre Artrópodes e Insetos sociais, tratando especificamente suas ORDENS, e assim focando na sua importância para o cotidiano social; - Foi confeccionado um jogo de tabuleiro, visando os conteúdos de zoologia dos invertebrados e insetos sociais, com cartas de perguntas e respostas, e as equipes eram divididas em duas. O material foi confeccionado com materiais de baixo custo, a fim de desfrutar dos reais condições da maioria das escolas; - A aplicação do jogo de tabuleiro possibilitou considerar a importância da utilização de metodologias lúdicas, que por meios de novos métodos pedagógicos, assim como o que aplicamos, o estímulo ao desenvolvimento cognitivo, à rápida assimilação do ensino- aprendizagem e o trabalho em equipe é possível, além de contribuir para a formação de um cidadão consciente de suas ações e conhecimentos básicos considerados significantes a área da zoologia.