JOGO CAÇA-PALAVRAS RECICLADO

Autores

  • Monise Hellen Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO
  • Fernanda Silva Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO
  • Michelle Castro Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO
  • Victória Samaria da Silva Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido no estágio com crianças do 2º ano do ensino fundamental em Morrinhos- GO e teve como tema a alfabetização e o letramento. Nos dias atuais enfrentamos uma realidade escolar em que muitos alunos não são capazes de compreenderem o que leem. Sendo assim este projeto tem o intuito de promover uma alfabetização nas práticas comuns e simples de aprendizagem, e que os alunos consigam atingir os objetivos citados, que é de entender que não é só codificar e decodificar, mas que primeiramente devemos entender o que lemos e escrevemos, para assim, compreendermos diferentes assuntos. Este projeto tem por objetivo contribuir no processo de alfabetização e letramento dos alunos através de atividades significativas e atraentes que alimentem o imaginário infantil e contribuam para o desenvolvimento da leitura e escrita no qual os alunos possam interagir com o objeto de estudo, reforçando, melhorando o desempenho dos alunos e desenvolver o reconhecimento e o emprego correto das letras. Utilizamos como metodologia a leitura de três histórias sobre o casamento da ratinha (são versões diferentes) que foram apresentadas a turma em slides, porta texto e fantoches. Após a leitura e apresentação das histórias realizamos uma roda de conversa sobre o que cada aluno entendeu da história, para complementar a atividade de leitura e escrita construímos um jogo “caça-palavras” com tampinhas de refrigerante, papelão e EVA. A ideia do projeto é fugir dos métodos tradicionais de cópia e memorização e utilizar a literatura e o lúdico como mecanismos metodológicos no processo de alfabetização e letramento. Pois, o brincar ensina a criança a lidar com as emoções, e por meio da brincadeira, a criança equilibra as tensões provenientes de seu mundo cultural, construindo sua individualidade, sua marca pessoal e sua personalidade. Portanto, a escola deve facilitar a aprendizagem utilizando atividades lúdicas que criem um ambiente alfabetizador a fim de favorecer o processo de aquisição de autonomia na hora do aprendizado.

Downloads

Publicado

2018-09-10

Como Citar

Moreira, M. H., Lopes, F. S., Lima, M. C., & Santos, V. S. da S. (2018). JOGO CAÇA-PALAVRAS RECICLADO. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/753

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>