REFORÇO ESCOLAR: UMA MANEIRA LÚDICA DE APRENDER

Autores

  • Ivonilda Nascimento Instituto Cidade- Rio Verde
  • Marieneusa Carvalho Sousa Universidade de Rio Verde, UNIRV – GO

Resumo

Este trabalho tem por finalidade atender aos alunos de 1º ao 5º ano desta Unidade Escolar, que não desenvolveram as habilidades inerentes ao ano que estão cursando, assim oportunizar a aprendizagem em diferentes contextos. Visto que o sujeito também aprende por meio de estímulos concretos tais como: atividades lúdicas, como: Caça- palavras, quebra-cabeça, dominó, cruzadinhas, palitos, varetas, entre outros, pelos quais o aluno manuseia e descobre possibilidades de apreender conhecimentos matemáticos e linguísticos, percebendo o uso e função da leitura e da escrita no dia a dia. Com vistas a ampliar os recursos de alfabetização e dar um suporte pedagógico relevante aos docentes em regência deste ciclo. Assim elencaremos alguns pressupostos teóricos que servirão de subsídio para a execução deste projeto, os quais terão suas ações executadas por todos os partícipes do processo de ensino-aprendizagem, até porque o trabalho com jogos promove um ambiente agradável e prazeroso tanto para o aluno quanto para o professor, e ainda apresenta “o aprender a aprender” numa base construtiva, interativa e integrada com a realidade, além de evidenciar o potencial de cada aprendiz. Portanto, essa reflexão traz o contraste da prática com a teoria, fazendo-se nota que estas devem estar interligadas por meio de mecanismos concretos, pois desta forma tendem a facilitar para os alunos alcance do potencial que possuem.

Biografia do Autor

Ivonilda Nascimento, Instituto Cidade- Rio Verde

Prof. Esp. Psicopedagogia/Instituto Cidade- Rio Verde

Marieneusa Carvalho Sousa, Universidade de Rio Verde, UNIRV – GO

Universidade de Rio Verde, Metodologia para o Ensino de Leitura e Produção Textual– Campus UNIRV – GO.

Downloads

Publicado

2018-09-10

Como Citar

Nascimento, I., & Sousa, M. C. (2018). REFORÇO ESCOLAR: UMA MANEIRA LÚDICA DE APRENDER. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/744

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)