CORRELACIONANDO A TEORIA COM A PRÁTICA USANDO EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • João Victor Vieira Silva Gouveia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde
  • Adrielly Aparecida de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde
  • Paulo César dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde
  • Celso Martins Belisário Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde

Resumo

É de conhecimento no âmbito docente que o ensino de Química em nível Médio tem sofrido com a grande dificuldade em conquistar a atenção e o interesse dos alunos durante as aulas. Nesse sentido a principal mudança pedagógica que deve ocorrer nas escolas, consiste em envolver mais atividades práticas de cunho investigativo, desprendendo da aula representacional, baseando-se em livros didáticos. Partindo desse pressuposto, acredita-se na importância da experimentação no ensino de química, pois grande parte dos alunos se mostram mais interessados durante a aula prática. A pesquisa foi desenvolvida em duas turmas do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública, e a metodologia consistiu na aplicação de um questionário aos alunos, dando a oportunidade dos mesmos exporem suas opiniões sobre o tema abordado. O presente trabalho teve por objetivo motivar os alunos a buscarem respostas sobre o que acontece no experimento, e correlacionar essas informações com seu cotidiano, ou seja, relacionar a teoria e a prática. Os resultados mostram que a experimentação é mais que uma estratégia de ensino com grande valia, quando envolve uma descoberta, torna os alunos mais motivados a buscarem respostas e entender o quanto é importante a problematização para a construção do conhecimento.

Downloads

Publicado

2018-09-10

Como Citar

Gouveia, J. V. V. S., Oliveira, A. A. de, Santos, P. C. dos, & Belisário, C. M. (2018). CORRELACIONANDO A TEORIA COM A PRÁTICA USANDO EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/739

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)