O CURSO DE MAGISTÉRIO EM BURITI ALEGRE

Autores

  • Juliana Pereira Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO
  • Michelle Castro Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO
  • Kelly Ferreira Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO
  • Patrícia Aparecida Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO

Resumo

O presente trabalho consiste num estudo acerca da formação das alfabetizadoras do curso de 2º grau habilitação em magistério no Brasil e principalmente do Colégio Estadual Padre Nestor Maranhão Arzola do município de Buriti Alegre-GO, no período compreendido entre 1979 e 1996, analisando do ponto de vista da história,memória e da representação a formação do professor.Para tanto, buscaremos respaldo teórico nas tendências que classificam as diferentes abordagens da pesquisa, sendo que esta proposta se apresenta no campo das pesquisas qualitativas. Considerando a multiplicidade de elementos integradores de nosso objeto de estudo e que garantem sua identidade, é permitida a classificação da estrutura de estudo elaborada sob a ótica qualitativa. O objetivo do trabalho é estudar a formação docente de professoras primárias do Curso de Magistério em Buriti Alegre no período de 1979 a 1996.A metodologia perpassa a pesquisa histórica e compreende a leitura e análise de fontes bibliográficas, matérias jornalísticas, diários escolares, legislação pertinente, análise dos diários das escolas que ofertaram o curso de Magistério no referido período. O tratamento das fontes pode ser definido também pela sua própria característica.Iremos analisar os diários e documentos relativos ao curso de magistério utilizando como metodologia a análise de conteúdo. Dentre os procedimentos utilizados para o planejamento,desenvolvimento e execução do projeto, pode-se destacar a representação, na qual traremos para o momento presente o ausente vivido e dessa forma poder entendê-lo e interpreta-lo. O trabalho é de cunho históricoe aborda tópicos específicos da educação dentre eles: Identificar a formação dos corpos docentes do curso de 2º grau habilitação em Magistério, analisar os objetivos da educação oferecida na referida escola, organizar e descrever os principais saberes que nortearam os cursos de magistérios e sistematizar o porquê da escolha dos alunos que frequentaram os cursos de magistério.

Biografia do Autor

Juliana Pereira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO

Michelle Castro Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO

Kelly Ferreira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO

Patrícia Aparecida Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO

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Publicado

2018-09-10

Como Citar

Silva, J. P., Lima, M. C., Silva, K. F., & Alves, P. A. (2018). O CURSO DE MAGISTÉRIO EM BURITI ALEGRE. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/715

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