A CONTRIBUIÇÃO DA INICIAÇÃO A DOCENCIA PARA A FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES
Resumo
Em uma discussão que já vem de longo tempo, questiona-se a necessidade de melhorar potencialmente a formação docente, o que traria consequências diretas para a educação como um todo. A formação docente encontra inúmeros obstáculos para que seja exercida de forma plena e eficaz. Sabe-se que ao optar pela formação e profissionalização docente, o profissional encontrará dificuldades que vão desde aspectos sociais, culturais e econômicos. Para aqueles que buscam a formação básica como professor, um dos principais recursos disponíveis são os estágios e as iniciações a docência. Neste estudo, buscou-se avaliar a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), para todos os envolvidos. As metodologias adotadas para este estudo foram debates realizados em reuniões com bolsistas, supervisores e alunos de turmas previamente selecionadas em meio às turmas que já tiveram ou não projetos aplicados pelos bolsistas; sendo registradas as informações por meios de atas preenchidas por um bolsista responsável por registrar as opiniões de todos. Ao fim dos debates que duraram cerca de cinco encontros de trinta minutos, com discussões definidas através de tópicos subdivididos em: a contribuição do PIBID na formação docente de cada bolsista; a contribuição do PIBID nas turmas de ensino básico; o relacionamento entre bolsistas, professores e alunos da Instituição concedente do projeto; a deficiência de recursos superada através de projetos criativos realizados pelos integrantes dos projetos; os resultados estatísticos alcançados ao longo de um ano de projetos executados. Ao fim dos debates as informações coletadas demonstraram resultados positivos que destacaram a importância do PIBID para a formação docente, alem de trazer inúmeros benefícios para o rendimento de turmas que foram contempladas com os projetos desenvolvidos pelos bolsistas, sendo visível o melhor desempenho em disciplinas de ciências destas turmas, quando comparadas as turmas que não tiveram contato com os projetos; além do desenvolvimento de técnicas criativas para superar dificuldades encontradas na educação pública, como os poucos recursos disponíveis.Downloads
Publicado
2018-09-10
Como Citar
Cabral, F. C. S., & Santos, W. L. (2018). A CONTRIBUIÇÃO DA INICIAÇÃO A DOCENCIA PARA A FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/713
Edição
Seção
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