IDENTIFICAÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS NOS MEDICAMENTOS
Resumo
A prática profissional dos futuros professores de Química, nos remente aos desafios para a formação de docentes em Química e Ciências. Como forma de superar as dificuldades do ensino tradicional, torna-se necessário utilizar metodologias que facilitem e auxiliem os professores no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Já que, o grande desinteresse dos alunos pelo estudo da química se deve, em geral, a falta de atividades experimentais que possam relacionar a teoria e a prática. Diante dessa perspectiva, foi desenvolvido e aplicado no âmbito no Estágio Supervisionado no Ensino de Química I, ofertado no 6º período do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, um projeto educativo para os alunos do curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio do referido Campus no intuito de proporcionar aos alunos uma aula diferenciada, através de várias práticas de Química Orgânica. A atividade foi dividida em cinco etapas, contendo em cada etapa, instrumentos avaliativos, sendo a atividade aplicada em outubro de 2017, com 19 alunos da 3ª série, com duração de 2 horas e 30 minutos, e durante sua execução, a licencianda foi observada pela professora regente da turma do EM. A partir dos resultados obtidos, pode se considerar que o projeto educativo “Identificação de Compostos Orgânicos nos Medicamentos” logrou o êxito esperado, sendo uma ferramenta auxiliar e complementar para o processo de ensino-aprendizagem no ensino de Química, contribuindo para a aprendizagem do aluno. Além disso, a atividade contribuiu para a formação da licencianda em Química, ao qual pode-se perceber a importância da elaboração de projetos educativos para a compreensão dos conteúdos de orgânica, de forma simples e prazerosa.Downloads
Publicado
2018-09-10
Como Citar
Soares, J. M. da C., & Santos, G. A. (2018). IDENTIFICAÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS NOS MEDICAMENTOS. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/709
Edição
Seção
Poster