EXPERIÊNCIA METODOLÓGICA DO PIBID COM A DANÇA, CRIAÇÃO E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NA ESCOLA MUNICIPAL NILZA AYRES

Autores

  • Alessandra Castilho dos Santps Universidade Federal de Goiás. Regional Catalão. Câmpus I. Curso de Educação Física.
  • Gabriela Cristina Ferreira Silva Universidade Federal de Goiás. Regional Catalão. Câmpus I. Curso de Educação Física.
  • Isadora Bernardo de Andrade Universidade Federal de Goiás. Regional Catalão. Câmpus I. Curso de Educação Física.
  • Greth Machado Rodrigues Universidade Federal de Goiás. Regional Catalão. Câmpus I. Curso de Educação Física.

Resumo

das pedagogias críticas em Educação Física, especialmente inspiradas no livro “Metodologia de Ensino de Educação Física – Coletivo de Autores” (SOARES et al, 1992). No ensino fundamental, muitas das vezes, a Educação Física assume a característica de um espaço ausente de conteúdos formativos significativo, assumindo contornos de mero tempo recreativo na escola “liberado” pela professora regente da turma. Este trabalho aborda a sistematização da experiência de formação e intervenção pedagógica de um coletivo PIBID da UFG/RC com o conteúdo temático “dança, criação e manifestações culturais”, na disciplina de Educação Física, numa escola municipal de primeira fase do ensino fundamental em Catalão/GO, apresentando a sua historicidade e seus componentes, como: a dança primitiva falando sobre a ancestralidade dos povos antigos e suas maneiras de agradecer uma boa colheita ou uma caçada bem-sucedida ou até mesmo rituais fúnebres, e a relação com as danças indígenas e afro-brasileiras, trabalhando também as danças circulares, experimentando o “Maculelê” como uma dança/luta com traços marcantes para a história e cultura afro-brasileira, onde trabalhamos um jogo intitulado “Zumbi dos Palmares e Dandara”. Outra manifestação cultural trabalhada foi a congada, que é um aspecto pertinente na vida cultural da cidade de Catalão – GO, em que foi possível levar instrumentos e vídeos para inspirar sua vivência. Nesse percurso, abordamos ainda as danças clássicas, mostrando fotos e vídeos sobre sua transformação desde o início até a atualidade; na exposição e vivência com o Ballet/Balé foram discutidas questões de gênero. Na dança moderna levamos a sua história e os principais pioneiros da mesma, citamos e mostramos vídeos falando as características desta dança e em seguida abordamos a dança contemporânea. Com uma boa aceitação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito escolar, fomos convidados para levar o Programa para as ruas e mostrar para a comunidade o trabalho desenvolvido ao longo das aulas.

Biografia do Autor

Alessandra Castilho dos Santps, Universidade Federal de Goiás. Regional Catalão. Câmpus I. Curso de Educação Física.

Universidade Federal de Goiás. Regional Catalão. Câmpus I. Curso de Educação Física.

Gabriela Cristina Ferreira Silva, Universidade Federal de Goiás. Regional Catalão. Câmpus I. Curso de Educação Física.

Universidade Federal de Goiás. Regional Catalão. Câmpus I. Curso de Educação Física.

Isadora Bernardo de Andrade, Universidade Federal de Goiás. Regional Catalão. Câmpus I. Curso de Educação Física.

Universidade Federal de Goiás. Regional Catalão. Câmpus I. Curso de Educação Física.

Greth Machado Rodrigues, Universidade Federal de Goiás. Regional Catalão. Câmpus I. Curso de Educação Física.

Universidade Federal de Goiás. Regional Catalão. Câmpus I. Curso de Educação Física.

Downloads

Publicado

2018-09-10

Como Citar

Santps, A. C. dos, Silva, G. C. F., Andrade, I. B. de, & Rodrigues, G. M. (2018). EXPERIÊNCIA METODOLÓGICA DO PIBID COM A DANÇA, CRIAÇÃO E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NA ESCOLA MUNICIPAL NILZA AYRES. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/708